Seminário “@GIR pelo Território – Desafios atuais e futuros do Programa de Transformação da Paisagem”

O Instituto Politécnico de Coimbra e a Câmara Municipal da Lousã vão promover o Seminário “@GIR pelo Território – Desafios atuais e futuros do Programa de Transformação da Paisagem”, a realizar na Lousã no dia 15 de fevereiro de 2023, a partir das 14h, no Hotel Octant da Lousã. Decorrerá também neste dia, pelas 10h, no âmbito do projeto F4F (Florest for Future), um Percurso Demonstrativo de “Gestão Florestal Adaptativa em Povoamentos Mistos com Potencial Produtivo”.

O encerramento do evento vai contar com a presença do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, João Paulo Catarino.

O Programa de Transformação da Paisagem foi concebido após os incêndios de 2017 e representa uma oportunidade de repensar a gestão dos territórios mais vulneráveis. Contudo, apresenta também bastantes desafios e carece de um debate profundo. As dinâmicas conjunturais apontam no caminho correto, mas a transformação do território para um sistema multifuncional, biodiverso e resiliente é complexa.

A primeira parte do Seminário será dedicada ao tema “A experiência no terreno” com cinco oradores que irão partilhar as suas experiências. O segundo momento passará por um debate com mesa-redonda cujo tema será “Desafios para a transformação da paisagem em territórios vulneráveis”.

“Este evento permitirá divulgar uma parte das parcelas de demonstração de gestão adaptativa em povoamentos mistos, instaladas no âmbito do projeto F4F – Forest for Future, bem como, demonstrar soluções para aumentar a resiliência às alterações climáticas, distúrbios e perturbações. Os testemunhos e trabalhos que serão apresentados, relativos à implementação de diversas medidas desenvolvidas no âmbito do Programa de Transformação da Paisagem, PGRP’s, AIGP’s, OIGP’s, vão fornecer uma matriz de discussão fundamental para o debate e a perceção sobre a forma como poderemos ultrapassar os desafios do desenvolvimento sustentável nos territórios vulneráveis”, refere José Gaspar, vice-presidente do IPC e investigador responsável da equipa da ESAC-IPC no Projeto F4F.

 

“Este é o primeiro de um ciclo de eventos “@GIR pelo Território” que o Politécnico de Coimbra está a organizar com os parceiros locais, nos vários concelhos onde já se encontram instalados os Gabinetes de Inovação Regional. Com esta “descentralização” pretendemos reforçar a ligação com o território através da realização de diferentes iniciativas que permitam o debate sobre temáticas com interesse para a região, a apresentação dos contributos e do trabalho desenvolvido pela comunidade do IPC nas diferentes áreas do saber, muito desse trabalho já em parceria, bem como a identificação de oportunidades de colaboração com as entidades locais”, aponta Érica Castanheira, vice-presidente do IPC e responsável pelo Gabinete de Interface com a Comunidade.

Neste seminário estará ainda patente uma exposição relativa ao desenvolvimento das Operações Integradas de Gestão da Paisagem (OIGP) de Arganil, que representa uma mostra de experiência de aprendizagem e serviço dos alunos do Mestrado em Recursos Florestais e Unidade Curricular de Planeamento e Gestão da Paisagem da Escola Superior Agrária (ESAC) do Politécnico de Coimbra.

 

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição (https://forms.ipc.pt/index.php/483128?newtest=Y&lang=pt).