Action Research Methods

Base Knowledge

N/A

Teaching Methodologies

As aulas assumem caráter dinâmico, integrando: 1) combinação de exposições sistematizadas de informações e conhecimentos com análises críticas, baseadas em textos e exercícios práticos; 2) trabalhos práticos de análise de dados, com suporte em softwares específicos. Os estudantes poderão optar por avaliação contínua ou por avaliação por exame. A avaliação contínua inclui: 1) apresentação de um trabalho de grupo (50%); e 2) um teste de conhecimentos (50%).

A avaliação por exame inclui um teste escrito sobre todos os conteúdos da unidade curricular (100%).

Learning Results

1. Conhecer, dominar e aplicar os procedimentos e as metodologias de investigação qualitativa/quantitativa e de investigação-ação em animação socioeducativa:
• Identificar problemas, construir e fundamentar um projeto de investigação;
• Selecionar o design de investigação mais apropriado;
• Selecionar o universo e a amostra;
• Selecionar, utilizar e/ ou construir as técnicas quantitativas/ qualitativas de recolha de dados adequadas;
• Proceder ao tratamento e à análise quantitativa/ qualitativa dos dados, com recurso a software especializado;
• Interpretar a informação recolhida e comunicar os resultados de investigação a públicos diferenciados;
• Resolver problemas e introduzir na prática diária, quer os resultados da sua reflexão sobre a prática de investigação, quer os resultados de estudos científicos e de pesquisa;
2. Desenvolver uma consciência crítica face aos resultados de investigação realizada por outros investigadores e face aos dados da sua própria investigação.

Program

1. Investigação Quantitativa/ Experimental e Investigação Qualitativa: modelos  de construção do conhecimento.

1.1. Investigação Experimental, Não Experimental e Quasi-Experimental; Survey; Métodos Mistos.

1.2. A investigação qualitativa: o Estudo de Caso, a Investigação-Ação e as Histórias de Vida.

2. Natureza histórica e teórica da Investigação-Ação:

2.1. O processo de Investigação-Ação: como estruturar um projecto de investigação/ intervenção/ avaliação: etapas e respectivos procedimentos.

2.2. Credibilidade/ validade da Investigação-Ação.

3. Técnicas de Amostragem.

4. As técnicas de recolha de dados quantitativas e qualitativas (da sua escolha à construção).

5. Tratamento e análise dos dados quantitativos e qualitativos com base em softwares específicos.

Curricular Unit Teachers

Grading Methods

Exam
  • - Exam - 100.0%
Continuing Evaluation
  • - Individual and/or Group Work - 50.0%
  • - Frequency - 50.0%

Internship(s)

NAO

Bibliography

American Psychological Association (2020). Publication manual of the American Psychological Association (7.th ed.). APA

Bardin, L. (2009). Análise de conteúdo. Edições 70

Bryman, A. (2012). Social research methods. Oxford University Press

Creswell, J. (2008). Educational research. Planning, conducting and evaluating quantitative and qualitative research. Pearson

Creswell, J., & Creswell, J.D. (2018). Research design. Qualitative, quantitative and mixed methods approaches. Sage

Hill, M., & Hill, A. (2009). Investigação por questionário. Report Number

Laureano, R. ( 2013). Teste de hipóteses com o SPSS. Edições Sílabo

Laureano, R., & Botelho, M. (2012). SPSS. O meu manual de consulta rápida. Edições Sílabo

Minayo, M., & Costa, A. (2019). Techniques that use speech, observation and empathy. Qualitative research in action. Ludomedia

Morgado, J. (2012). O estudo de caso na investigação em educação. De Facto Editores

Silverman, D. (2013). Doing qualitative research. Sage