Teaching Methodologies
A metodologia de ensino segue o regime presencial (em sala de aula) com o objetivo de melhorar a conexão entre o conhecimento teórico e prático. Utiliza fonte de conhecimento teórico (publicações científicas) e recurso a casos práticos. Fomenta, também, a participação activa do aluno através da discussão e apresentação de ideias e opiniões.
A avaliação de conhecimentos será efetuada com recurso aos modos:
a) Avaliação periódica/ contínua
2(duas) provas individuais escritas com peso de 40% respectivamente a 1 0 e a 2a frequência.
1( um) trabalho em grupo (entrega do trabalho escrito e discussão/apresentação) (ponderação de 20 % na nota final)
Nota da avaliação periódica = primeira prova escrita 40% + segunda prova escrita 40% + Trabalho em grupo 20%
b) avaliação por exame final (época normal e de recurso)
Avaliação final por exame : realização de uma prova escrita com ponderação de 100%
Learning Results
Fornecer aos alunos um conjunto de instrumentos de análise necessários à explicação dos fenómenos de globalização dos mercados e da produção que caracterizam actualmente a economia mundial. Contextualizar o Comércio Internacional como ramo da Teoria Económica, e importância do comércio internacional e do investimento directo estrangejro enquanto fenómenos da economia real. Analisar e interpretar dados estatísticos do comércjo internacional— utilizaçäo de indicadores quantitativos e qualitativos.
Estudar as principais teorias explicativas do comércio internacional, i.e., dos principais determinantes do padräo das trocas internacionais e do padrão da especialização produtiva.
Distinguir os diferentes níveis de integração económica, confrontando os CustOS e os benefícios
Reconhecer os desafios atuais para as empresas no marketing internacional
Identificar o processo e opções de entrada em mercados internacionais Criar e controlar programas de marketing internacional
Program
1 Globalizaçäo, o comércio internacional e Negócios Internacionais
2 Teorias do comércio internacional
2.1 Modelos de comércio inter-industrial e intra-industrial
3 Sistema Comercial Internacional
3.1 Politica comercial externa
3.1.1 Instrumentos de Politica comercial externa; Os Efeitos de mercado e de bem-estar; O Protecionismo versus livre comércio
3.1.2 A Organização Mundial do Comércio e a liberalizaçäo das trocas internacionais
3.2 Teoria, prática e desafios da integraçäo económica internacional
32.1 Movimentos internacionais de capitais, investimento direto estrangeiro e empresas multinacionais.
3.22 Impoáância; Motivaçöes; Teorias explicativas; Impacto do Investimento Directo Estrangeiro 4 Processos de internacionalização das empresas
4.1 Formas de acesso aos mercados internacionais; Opções estratégicas de internacionalização; Seleção de mercados internacionais
5 Gestão internacional e Estratégia Global: Definição e controlo do programa de marketing Global
Curricular Unit Teachers
Internship(s)
NAO
Bibliography
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