Learning Results
Apreender o conceito de empreendedorismo nas suas múltiplas vertentes e tomar consciência da sua relevância no mundo atual.
Conhecer o perfil e as competências do empreendedor e compreender o papel e a importância da equipa.
Adquirir capacidade de identificação, análise e formulação estratégica de uma ideia/oportunidade de negócio. Executar e apresentar um plano de negócios e compreender a sua importância.
Conhecer e aplicar os princípios do marketing. Compreender o papel do marketing para o desenvolvimento do mercado e a importância dos estudos de mercado.
Conhecer os procedimentos relativos à proteção da propriedade intelectual.
Aplicar instrumentos de análise económico-financeira na previsão das necessidades de financiamento e na avaliação da rentabilidade do negócio.
Identificar soluções de financiamento e instrumentos de apoio ao empreendedorismo.
Conhecer as formalidades para a constituição de uma empresa.
Conhecer os aspetos gerais da empresa, a terminologia e os fundamentos da gestão empresarial.
Promover a aprendizagem de competências transversais que melhoram a empregabilidade, tais como: a integração em equipas, a autonomia, o espírito crítico, a capacidade de análise e tomada de decisões.
Program
- O processo empreendedor;
- Da ideia ao negócio;
- Análise do mercado e estratégias de marketing;
- Proteção da propriedade intelectual;
- Investimento e soluções de financiamento;
- Avaliação de projetos de investimento;
- O plano de negócios;
- Formalidades para a constituição de empresas;
- Aspetos gerais da empresa;
- Fundamentos da gestão empresarial.
Internship(s)
NAO
Bibliography
Abecassis, F., Cabral, N. (1991) Análise económica e financeira de projectos. 3ª ed. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Brealey, R., Allen, F., Myers, S. (2008) Princípios de finanças empresariais. 8ª ed. Lisboa: McGraw-Hill.
Denis, L., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P., Rodrigues, J. (2011) Mercator XXI: Teoria e prática do marketing. Lisboa: Publicações Dom Quixote.
Fernandes, C., Peguinho, C., Vieira, E., Neiva, J. (2014) Análise Financeira: Teoria e Prática. 3ª ed. Lisboa: Edições Sílabo.
Ferreira, M.P., Santos, J.C., Serra, F.R. (2008) Ser Empreendedor – Pensar, Criar e Moldar a Nova Empresa. 1ª ed. Lisboa: Edições Sílabo.
Hisrich, R.D., Peters, M.P., Shepherd, D.A. (2008) Entrepreneurship. 7th ed. Boston: McGraw-Hill.
Kotler, P., Keller, K. (2011) Marketing Management. 14th ed. New York: Pearson Education.
Lisboa, J., Coelho, A., Coelho, F., Almeida, F. (2011) Introdução à Gestão de Organizações. 3ª ed. Porto: Vida Económica.
Neves, J. (2012) Análise e Relato Financeiro – Uma visão integrada de gestão. 1ª ed. Lisboa: Texto Editores.
Sá, E., Monteiro, F. (2014) Empreendedorismo e Plano de Negócios. 2ª ed. Porto: Vida Económica.
Sebastião, T. (2010) Gestão das Organizações. 2ª ed. Lisboa: McGraw Hill.
Sarkar, S. (2010) Empreendedorismo e Inovação. 2ª ed. Lisboa: Escolar Editora.
Soares, J., Fernandes, A., Março, A., Marques, J. (2007) Avaliação de Projectos de Investimento na Óptica Empresarial. 2ª ed. Lisboa: Edições Sílabo.
Timmons, J., Spinelli, S. (2007) New Venture Creation: Entrepreneurship for the 21st Century. 7th ed. Boston: McGraw-Hill.