Teaching Methodologies
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias Verbais (dizer), fazendo o uso dos recursos pedagógico: Exposição, Explicação, Diálogo e
Interrogação;
2) Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo o uso dos recursos pedagógicos: Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos.
No que diz respeito á avaliação estão previstos os seguintes métodos:
1) Avaliação periódica, compreendendo: a) Prova escrita individual; b) Trabalho individual; 2) Avaliação por exame, compreendendo: a) Prova escrita individual.
Learning Results
Os objetivos de aprendizagem desta unidade curricular são:
1. Introduzir noções básicas de Estatística Descritiva e Probabilidade, de forma a familiarizar o estudante com a terminologia e as principais técnicas;
2. Aprender técnicas de Estatística Inferencial e os seus pressupostos de modo a utilizá-las de forma criteriosa e crítica, com consciência das suas limitações, e a interpretar correctamente os resultados;
3. Conhecer conceitos importantes da Teoria da Amostragem tendo em vista a sua operacionalização através da inferência estatística;
4. Conhecer e saber utilizar técnicas da decisão estatística: formular hipóteses e avaliá-las através de testes de hipóteses.
Program
1. Estatística descritivaClassificação dos Dados
Caracterização de Amostras Univariadas e Bivariadas
2. Teoria Elementar da Probabilidade
Probabilidade
Probabilidade Condicional
Cálculo Combinatório
3. Variáveis Aleatórias – Distribuição de ProbabilidadeFunção de Probabilidade e de Densidade
Função de Distribuição
Parâmetros
4. Caracterização de algumas Distribuições Univariáveis
Distribuições Discretas e Contínuas
5. Distribuições amostrais
Amostra aleatória, estimador, estimativa, distribuição amostral
6. Amostragem
Dimensionamento e composição da amostra
Obtenção, análise e classificação de amostras
Tratamento estatístico de amostras
7. Intervalos de confiança
Intervalo de confiança para a média populacional, para a variância, para o desvio-padrão, para a proporção
8. Testes de Hipóteses
Teste de significância: para médias, para variâncias e para proporções
9. Fiabilidade
Consistência interna – Alpha de Cronbach
Probabilidade de falhas associadas a equipamentos e sistemas
Curricular Unit Teachers
Internship(s)
NAO
Bibliography
– Fonseca, J. S., Martins, G. A. – Curso de Estatística, 6ª edição, Editora Atlas S.A. 1996.
– Figueiredo, F., Figueiredo, A., Ramos, A., Teles, P. – Estatística Descritiva e Probabilidades. Exercícios resolvidos e propostos com aplicações em R, Escolar Editora, 2007.
– Murteira, B. – Probabilidades e Estatística, Vol. I, II, McGraw-Hill, 1990.
– Murteira, B., Ribeiro, C.S., Silva, J.A., Pimenta, e C. – Introdução à Estatística, (2ª edição), McGraw-Hill, 2007.
– Pestana, M., Gageiro, J. – Análise de dados para Ciências Sociais: A complementaridade do SPSS . ed. 4,
Edições Sílabo, Lda. 2005.
– Reis, E., Melo, P., Andrade,R., Calapez, T. – Estatística Aplicada vol I e II, Edições Sílabo 2001.