Group Dynamics Techiques

Base Knowledge

Conhecimentos previstos adquirir no final do 2º semestre da licenciatura em Animação Socioeducativa.

Teaching Methodologies

As sessões de formação serão de tipo teórico-prático (com predomínio deste último), com breves exposições sistematizadas de conhecimentos, análises críticas baseadas em textos e trabalhos práticos de seleção/ aplicação e prática de técnicas de comunicação e animação grupal, que serão seguidas de reflexões críticas sobre as mesmas.

AS e os estudantes poderão escolher a avaliação de frequência ou por exame. A avaliação de frequência consistirá nos seguintes trabalhos:

  1. Seleção, aplicação e avaliação de duas técnicas de animação de grupos, no âmbito de uma atividade a realizar na aula e em conformidade com as exigências de uma sessão de simulação pedagógica ou educativa;
  2. Elaboração de um trabalho escrito de apoio ao trabalho indicado em 1), contendo a documentação e material suscetíveis de enquadrar e reforçar esse mesmo trabalho.

Learning Results

Competências:

Utilizar pedagogias não-diretivas que fomentem a autonomia, a responsabilidade e a partilha de autoridade dos participantes;

Conhecer técnicas participativas de animação e da discussão temática em grupo, facilitadoras de auscultação, diagnóstico e avaliação;

Organizar eventos (seminário, congresso, etc.), em função dos objetivos da intervenção comunitária; Identificar estratégias, técnicas e atividades de animação, tendo em conta os destinatários e objetivos.

Objetivos:

  1. Proporcionar aos formandos conhecimentos e competências que lhes permitam apreender e consolidar noções operatórias relativas aos processos e mecanismos de animação de grupos e de preparação de reuniões;
  2. Conhecer e aplicar técnicas de animação de grupos;
  3. Saber preparar e conduzir reuniões de trabalho grupal.

Program

  1. O GRUPO: Estruturas e processos grupais; a natureza psicossociológica dos grupos de trabalho: os grupos como instrumentos de trabalho.
  2. A COMUNICAÇÃO ENQUANTO PROCESSO GRUPAL E DINÂMICO: Atitudes facilitadoras da comunicação.
  3. TÉCNICAS DE ANIMAÇÃO DE GRUPOS:

a) Processo e critérios de selecção/aplicação de técnicas de animação de grupo

(i). Definição de objectivos;

(ii). conhecimento do grupo – estrutura, níveis de desenvolvimento, tamanho, contexto grupal ;

(iii). conhecimento/ domínio prévio das técnicas;

(iv). adaptação das técnicas ao grupo;

(v). competências da/o animadora/or;

b)  Técnicas de animação de grupos (técnicas de apresentação, técnicas de conhecimento, técnicas de afirmação, técnicas de confiança, técnicas de comunicação, técnicas de cooperação, técnicas de resolução de conflitos, técnicas de avaliação);

c) A preparação de reuniões.

Curricular Unit Teachers

Internship(s)

NAO

Bibliography

Aguilar, M.; Ander-Egg, E. (1988). Como dirigir una asamblea: participação eficaz. Buenos Aires: Ed Humanitas Incasur.

Bengoetxea. I. L. (coords.) (2021). Metodologías para la construcción de alternativas de vida. Enfoques para el acompañamiento de procesos y consolidación de narrativas sobre la sostenibilidad de la vida. Gernika: Gernika Gogoratuz.

Boff L. (1999). Saber cuidar. Ética do Humano – compaixão pela terra. Petropólis: Editora Vozes.

Compass. The Manual on HRE. Estrasburgo: COE Pub. Trad. Port.: Farol. Manual de EDH com Jovens. Coimbra: Pub. HUMANAS EYC (1995). Educational Pack. Estrasburgo: COE.

Cunha T; Santos C. (2007). Andar por outros caminhos. Santa Maria da Feira: AJP.

D’Alisa G.; Demaria F. Kallis G. (2016). Decrescimento. Vocabulário para um novo mundo. Porto Alegre: TOMO editorial.

Francia, A.; Mata, J. (1992). Dinámica y técnicas de grupos. Madrid: Ed CCS Fresneda, R. (1997). El juego de grupo como elemento educativo. Madrid: Ed CCS

Freire, P. (2003). Pedagogia da Esperança. Um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Terra e Paz.

Maccio. C. (1969). Animação de Grupos. Lisboa: Moraes Editora

Stuart, R.R. (2003). Jogos para formadores. Desenvolvimento de Equipas. Lousã: MMonitor.