Base Knowledge
Conhecimento de economia e de marketing
Teaching Methodologies
O desenvolvimento da componente teórica é realizado com recurso ao método expositivo, recorrendo a estratégias de exposição participada, estudo de casos, exemplos práticos, resolução de exercícios individuais ou em grupo
Learning Results
Esta disciplina tem por objetivo proporcionar ao estudante um conhecimento pormenorizado do funcionamento das instituições internacionais e dos princípios do comércio internacional. Examina ainda o desenvolvimento do comércio internacional, o desenvolvimento das políticas e dos instrumentos do comércio e o efeito das políticas nacionais no comércio internacional. Identifica os efeitos positivos e negativos da globalização e as suas implicações nas estratégias de marketing. O aluno deverá adquirir competências na economia internacional, deverá conhecer as principais politicas internacionais, calcular e interpretar os rácios referentes às politicas internacionais que influência o comércio. Deverá ainda saber analisar o comportamento do consumidor, conhecer algumas das características dos consumidores nos principais mercados e conhecer técnicas de marketing dirigidas para os mercados de exportação
Program
Comércio internacional, a economia internacional e os Indicadores aplicados ao comércio internacional.
Importância e crescimento do comércio alimentar e dos bens agrícolas . Teorias sobre comércio internacional: A abordagem mercantilista; Adam Smith e o conceito de vantagem absoluta; David Ricardo e o conceito de vantagem comparativa. Nova Abordagem: Novas teorias. Análise de políticas agrícolas: Definição e objectivos das políticas.
Alguns instrumentos de política agrícola. Efeito de algumas políticas em Modelos de oferta-procura aplicados a um único mercado em MERCADO FECHADO. Economia em MERCADO ABERTO..Situação sem políticas no Mercado Aberto. Situação com políticas no Mercado Aberto: Análise do efeito individual das politicas. Efeito conjunto de várias políticas.Coeficientes de Protecção. OMC. Marketing internacional; O mercado internacional: comportamento do consumidor: Dinâmica do comércio global. Estratégias de entrada no mercado internacional
Internship(s)
NAO
Bibliography
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