Teaching Methodologies
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
Metodologias Verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Exposição, Explicação, Diálogo, Debates;
Metodologias Intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos, Demonstração, Audiovisuais e Textos Escritos;
Metodologias Ativas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos Trabalhos em Grupo, em Equipa e de Projecto, Estudo de Casos.
O tipo de avaliação da unidade curricular:
1) Avaliação periódica: 1Trabalho realizado e discutido em grupo com ponderação de 30% e duas provas escritas com ponderação de 35% cada;
2) Avaliação final por exame escrito: Prova escrita individual com ponderação de 100% na nota final.
Learning Results
– Introduzir o conceito de gestão geral e analisar as funções fundamentais da gestão e a sua interdependência;
– Identificar os diversos níveis de gestão e as principais tarefas dos gestores;
– Visualizar a empresa como uma organização social com características próprias;
– Descrever o processo de organização e os vários tipos de departamentalização usados na definição de estrutura organizacional de uma empresa;
– Estabelecer os conceitos de autoridade e delegação, responsabilidade, centralização e descentralização e as suas relações com as diversas estruturas organizativas, vantagens e inconvenientes e opções a tomar; – Analisar de que modo o tipo de estrutura de uma organização é determinado por diversas variáveis, como a estratégia, a sua idade e dimensão, a tecnologia, o ambiente e as formas de poder e controlo existentes;
– Analisar as principais teorias sobre a motivação; – Analisar os diversos estudos sobre a liderança; – Descrever o processo de comunicação.
Program
1. As organizações e a gestão
2. O estudo das organizações
3. O indivíduo e as organizações
4. Tipos e modelos de organização
5. Organização e processo
6. A estrutura das organizações
7. Aspetos estruturantes da empresa
8. Coordenação e controlo
9. Análise, formulação, Planeamento e Gestão estratégica.
10. A Motivação, a Liderança e a Comunicação
Curricular Unit Teachers
Internship(s)
NAO
Bibliography
António, N. 2006, Estratégia Organizacional – do Posicionamento ao Movimento, 2ª edição, Edições Sílabo.
Câmara, P. B., (1997). Organização e Desenvolvimento de Empresas. Lisboa, Portugal: Publicações D. Quixote. Cardoso, Luís – Gestão Estratégica das Organizações – Ao Encontro do 3º Milénio, Lisboa, Editorial Verbo, 1995.
Chiavenato, Idalberto (1993), Introdução à Teoria da Administração, McGraw-Hill, 4ª edição.
Donnelly, J.H. Gibson, J.L. Ivancevich, J.M. (2000), Administração – Princípios de Gestão Empresarial, McGrawHill, Lisboa.
Meneses, H. Caldeira, Princípios de Gestão Financeira, Ed. Presença, 6ª edIção.
Sousa, António de (1996), Introdução à Gestão – Uma Abordagem Sistémica, Editorial Verbo, Lisboa. Teixeira, S. (2005), Gestão das Organizações, 2ª. Edição, McGraw-Hill, Lisboa.