Introduction to Economics

Teaching Methodologies

Avaliação Distribuída (AD) = Média da classificação obtida nos dois testes escritos

Requisitos obrigatórios para aprovação na Avaliação Distribuída:

– Classificação igual ou superior a oito valores em cada teste;

-A média das classificações obtidas nos testes deve ser igual ou superior a dez valores;

– Assiduidade mínima de 75% às aulas.

– Nº de testes previsto: dois.

 

Avaliação Final (AF) = 100% Exame Final (Prova escrita c/ duração de duas horas,

não estando prevista a realização de provas orais)

Learning Results

Análise dos conceitos e princípios económicos básicos que regem o funcionamento

da economia quer ao nível micro quer ao nível macroeconómico. Na parte I,

dedicada à Microeconomia, pretende-se que o aluno domine os conceitos

microeconómicos fundamentais, isto é, colocado perante um problema, estará apto

a analisá-lo e solucioná-lo utilizando o raciocínio económico. Na parte II, dedicada à

Macroeconomia, pretende-se dotar os alunos de uma visão do funcionamento, no

curto prazo, da economia no seu conjunto, estudando a organização e agregados da

contabilidade nacional que representam a vida económica.

Com a frequência e aprovação nesta disciplina, o aluno adquire o seguinte conjunto

de competências em matéria de análise económica:

– Identifica e compreende o problema económico;

– Entende a racionalidade do comportamento dos agentes económicos;

– Entende os mecanismos básicos de funcionamento do mercado em concorrência

perfeita, conseguindo determinar as causas e efeitos no equilíbrio decorrentes de

alterações nas condições da procura ou oferta;

– Identifica os principais agregados de medição da actividade económica;

– Entende o conceito de inflação e distingue e calcula valores reais e valores

nominais;

– Identifica e caracteriza as flutuações económicas;

– Distingue crescimento económico de desenvolvimento económico.

Program

Introdução

– Apresentação do curso

– Ferramentas básicas necessárias ao estudo da Economia

Parte I – Microeconomia

Princípios Fundamentais da Economia

– O Problema Económico

A escassez e a eficiência

A racionalidade económica

– Conceitos básicos

– Soluções do Problema Económico

A análise custo /benefício

A organização económica da sociedade

– Oferta e Procura: o mercado

Concorrência Perfeita

– O lado da Procura

– Conceito de Utilidade

A despesa racional

A curva de procura individual

A curva da procura de mercado

-O lado da Oferta

– O agente económico Empresa

– O princípio da maximização do lucro

A escolha do nível de produção

A regra da oferta : Preço = Custo Marginal

– O equilíbrio nos mercados

Parte II – Macroeconomia

A Representação da Vida Económica

A~ grandes questões macroeconómicas

A fronteira de possibilidades de produção

– Medição da Actividade Económica

– Medição do nível de preços e da Inflação

A Economia a Curto Prazo

– Consumo e Poupança

– Investimento

– Ciclos Económicos e Procura Agregada

A Economia a Longo Prazo

– Crescimento Económico

– Desenvolvimento Económico

Curricular Unit Teachers

Internship(s)

NAO

Bibliography

Amaral, J. Ferreira, Louçã, F., Caetano, G., Fontainha, E., Ferreira, C., Santos, S. (2007), “Introdução à Macroeconomia”, Escolar Editora, Lisboa, 2ª ed.

Frank, R. e Bernanke, B. (2003), “Princípios de Economia”, McGraw-Hill, Lisboa;

 

Samuelson, P. e Nordhaus, W (2010), “Economia”, McGraw-Hill, Lisboa, 18ª ed.;

 

Samuelson, P. e Nordhaus, W (2005), “Microeconomia”, McGraw-Hill, Lisboa, 18ª ed.;

 

Samuelson, P. e Nordhaus, W (2005), “Macroeconomia”, McGraw-Hill, Lisboa, 18ª Ed.