Teaching Methodologies
Avaliação Distribuída (AD) = Média da classificação obtida nos dois testes escritos
Requisitos obrigatórios para aprovação na Avaliação Distribuída:
– Classificação igual ou superior a oito valores em cada teste;
-A média das classificações obtidas nos testes deve ser igual ou superior a dez valores;
– Assiduidade mínima de 75% às aulas.
– Nº de testes previsto: dois.
Avaliação Final (AF) = 100% Exame Final (Prova escrita c/ duração de duas horas,
não estando prevista a realização de provas orais)
Learning Results
Análise dos conceitos e princípios económicos básicos que regem o funcionamento
da economia quer ao nível micro quer ao nível macroeconómico. Na parte I,
dedicada à Microeconomia, pretende-se que o aluno domine os conceitos
microeconómicos fundamentais, isto é, colocado perante um problema, estará apto
a analisá-lo e solucioná-lo utilizando o raciocínio económico. Na parte II, dedicada à
Macroeconomia, pretende-se dotar os alunos de uma visão do funcionamento, no
curto prazo, da economia no seu conjunto, estudando a organização e agregados da
contabilidade nacional que representam a vida económica.
Com a frequência e aprovação nesta disciplina, o aluno adquire o seguinte conjunto
de competências em matéria de análise económica:
– Identifica e compreende o problema económico;
– Entende a racionalidade do comportamento dos agentes económicos;
– Entende os mecanismos básicos de funcionamento do mercado em concorrência
perfeita, conseguindo determinar as causas e efeitos no equilíbrio decorrentes de
alterações nas condições da procura ou oferta;
– Identifica os principais agregados de medição da actividade económica;
– Entende o conceito de inflação e distingue e calcula valores reais e valores
nominais;
– Identifica e caracteriza as flutuações económicas;
– Distingue crescimento económico de desenvolvimento económico.
Program
Introdução
– Apresentação do curso
– Ferramentas básicas necessárias ao estudo da Economia
Parte I – Microeconomia
– Princípios Fundamentais da Economia
– O Problema Económico
– A escassez e a eficiência
– A racionalidade económica
– Conceitos básicos
– Soluções do Problema Económico
– A análise custo /benefício
– A organização económica da sociedade
– Oferta e Procura: o mercado
– Concorrência Perfeita
– O lado da Procura
– Conceito de Utilidade
– A despesa racional
– A curva de procura individual
– A curva da procura de mercado
-O lado da Oferta
– O agente económico Empresa
– O princípio da maximização do lucro
– A escolha do nível de produção
– A regra da oferta : Preço = Custo Marginal
– O equilíbrio nos mercados
Parte II – Macroeconomia
– A Representação da Vida Económica
– A~ grandes questões macroeconómicas
– A fronteira de possibilidades de produção
– Medição da Actividade Económica
– Medição do nível de preços e da Inflação
– A Economia a Curto Prazo
– Consumo e Poupança
– Investimento
– Ciclos Económicos e Procura Agregada
– A Economia a Longo Prazo
– Crescimento Económico
– Desenvolvimento Económico
Curricular Unit Teachers
Internship(s)
NAO
Bibliography
Amaral, J. Ferreira, Louçã, F., Caetano, G., Fontainha, E., Ferreira, C., Santos, S. (2007), “Introdução à Macroeconomia”, Escolar Editora, Lisboa, 2ª ed.
Frank, R. e Bernanke, B. (2003), “Princípios de Economia”, McGraw-Hill, Lisboa;
Samuelson, P. e Nordhaus, W (2010), “Economia”, McGraw-Hill, Lisboa, 18ª ed.;
Samuelson, P. e Nordhaus, W (2005), “Microeconomia”, McGraw-Hill, Lisboa, 18ª ed.;
Samuelson, P. e Nordhaus, W (2005), “Macroeconomia”, McGraw-Hill, Lisboa, 18ª Ed.