Learning Results
Conhecer as diversas operações que a máquina multifunções (processador) executa. Conhecer a constituição e os diversos componentes de um processador. Conhecer e executar as operações de manutenção, conservação e parametrização de um processador. Identificar os riscos e as anomalias de funcionamento e operação dos processadores. Conhecer as condições e requisitos para a boa execução das operações de abate, desrama, descasque, traçagem bem como do corte e movimentação de carga. Avaliar o impacto das condições e da forma de execução das operações no custo e na produtividade.
Program
Tipologias de máquinas processadoras (harvester). Características, especificidades e operações executadas. Constituição e funcionamento dos processadores. Operações de manutenção preventiva e corretiva. Condições de trabalho e de operação. Movimentação e operação – componentes mecânicos, hidráulicos e eletrónicos. Gruas – Tipos, características, especificidades e funções, funcionamento e manutenção, capacidades, operação e segurança. Cabeça multi-funções – Tipos, características, especificidades e funções, constituição funcionamento e manutenção, capacidades, operação e segurança. Condições de trabalho e limites de operação. Sequência de operações e execução de operações. Boas práticas, impactos, regras e normas de segurança. Determinação de custos e de produtividades
Internship(s)
NAO
Bibliography
Aliança Florestal, Celbi, Direcção-Geral dos Recursos Florestais, Instituto Superior de Agronomia, Silvicaima, Unimadeiras. (2007) Planeamento operacional e boas práticas de exploração florestal, Projeto AGRO 667, Lisboa. Aliança Florestal, Direcção-Geral dos Recursos Florestais (COTF), Timbérica. (2007) Manutenção de máquinas de exploração floresta, Projeto AGRO 667, Lisboa. Alves, P.; (2014) Instalação e manutenção de processadores de corte florestal. Relatório de estágio para obtenção do grau de Mestre em Equipamentos e sistemas mecânicos, ISEC- IPC, Coimbra. Burgin, M (2016) Desempenho operacional e custos do Harvester no desbaste de Pinus taeda. Dissertação (mestrado) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Florestais, Universidade Estadual do Centro-Oeste, Unicentro, Paraná. Coelho, L.; (2016) Análise e estudo comparativo das acções de mecanização florestal, respeitantes aos Fundos Comunitários, no período de 1994 a 2011, no território do Pinhal Interior, Relatório de estágio profissionalizante para obtenção do grau de Mestre em Recursos Florestais, ESAC-IPC, Coimbra. DGF (2003) Princípios de boas práticas florestais, Direção de serviços de valorização do património florestal – Programa Agro – Medida 7, Lisboa. Fernandes, J.; (2012) Procedimento de segurança na utilização de máquinas e equipamentos de exploração florestal -Ficha – Abate e processamento mecanizado com processador ou harvesters. COTF/ICNF.