Teaching Methodologies
O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diversas tipologias de métodos apropriados a cada tipo de conteúdo:
-Aulas teórico-práticas, participadas pelos estudantes, que visam a revisão de conceitos e posterior debate dos mesmos;
-Análise crítica de casos relacionados com os assuntos abordados nas aulas;
-Elaboração de trabalhos práticos sob orientação;
-Apresentação oral e discussão de trabalhos realizados individualmente e/ou em grupo.
Learning Results
1. Compreender a importancia do mundo rural como recurso do turismo em espaço rural (TER);
2. Conhecer as circunstancias e as especificidades do mundo rural português, nomeadamente no que se refere à sua inserção geográfica e cultural;
3. Compreender as transformações recentes do mundo rural e a sua relação com processos de patrimonialização;
4. Conhecer o património relacionado com o mundo rural e a sua importancia na definição de produtos do território;
5. Conhecer processos gerais de valorização do património através de atividades e produtos turísticos;
Program
1. Património e mudança no espaço rural
1.1. Transformações recentes no espaço rural
1.2. As novas procuras urbanas e a questão ambiental
1.3. Desenvolvimento local em contexto rural: conceitos, práticas e políticas públicas
1.4. Património e processos de patrimonialização
2. Processos de patrimonialização em contexto rural
2.1. Património edificado: habitação e património industrial de âmbito rural
2.2. Património natural e paisagístico
2.3. Património imaterial baseado em produtos do território
2.4. Património imaterial baseado em práticas sociais
3. Impacte no desenvolvimento rural: as actividades económicas de base patrimonial
3.1. Gestão, valoração e valorização do património
3.2. Turismo em espaço rural (TER)
3.3. Turismo de Natureza
3.4. Comercialização de actividades predatórias: caça, pesca e outros produtos silvestres
Grading Methods
- - Trabalhos praticos - 50.0%
- - Teste escrito - 50.0%
Internship(s)
NAO
Bibliography
Bernat, E. – Los “nuevos consumidores” o las nuevas relaciones entre campo y ciudad através de los “productos de la tierra”. Agricultura y Sociedad nº80-81, pp 83-116.
Boniface, P. (2003) Tasting Tourism: Travelling for Food and Drink. Hampshire: Ashgate Publishing.
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MARTINS, Guilherme D’Oliveira (2009) – Património, Herança e Memória. A Cultura como Criação. Lisboa: Gradiva.
PEREIRO PÉREZ, Xerardo (2009) – Turismo Cultural. Uma Visão Antropológica. El Sauzal (Tenerife): Asociación Canaria de Antropología. (PASOS, Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, nº 2)