Rural Tourism

Teaching Methodologies

O processo de ensino-aprendizagem baseia-se numa combinação de atividades que utilizam diversas tipologias de métodos apropriados a cada tipo de conteúdo:

-Aulas teórico-práticas, participadas pelos estudantes, que visam a revisão de conceitos e posterior debate dos mesmos;

-Análise crítica de casos relacionados com os assuntos abordados nas aulas;                                                                          

-Elaboração de trabalhos práticos sob orientação;

-Apresentação oral e discussão de trabalhos realizados individualmente e/ou em grupo.

Learning Results

1. Compreender a importancia do mundo rural como recurso do turismo em espaço rural (TER);

2. Conhecer as circunstancias e as especificidades do mundo rural português, nomeadamente no que se refere à sua inserção geográfica e cultural;

3. Compreender as transformações recentes do mundo rural e a sua relação com processos de patrimonialização;

4. Conhecer o património relacionado com o mundo rural e a sua importancia na definição de produtos do território;

5. Conhecer processos gerais de valorização do património através de atividades e produtos turísticos;

Program

1. Património e mudança no espaço rural

1.1. Transformações recentes no espaço rural

1.2. As novas procuras urbanas e a questão ambiental

1.3. Desenvolvimento local em contexto rural: conceitos, práticas e políticas públicas

1.4. Património e processos de patrimonialização

2. Processos de patrimonialização em contexto rural

2.1. Património edificado: habitação e património industrial de âmbito rural

2.2. Património natural e paisagístico

2.3. Património imaterial baseado em produtos do território

2.4. Património imaterial baseado em práticas sociais

3. Impacte no desenvolvimento rural: as actividades económicas de base patrimonial

3.1. Gestão, valoração e valorização do património

3.2. Turismo em espaço rural (TER)

3.3. Turismo de Natureza

3.4. Comercialização de actividades predatórias: caça, pesca e outros produtos silvestres

Grading Methods

Frequência ou Exame
  • - Trabalhos praticos - 50.0%
  • - Teste escrito - 50.0%

Internship(s)

NAO

Bibliography

Bernat, E. –  Los “nuevos consumidores” o las nuevas relaciones entre campo y ciudad através de los “productos de la tierra”. Agricultura y Sociedad nº80-81, pp 83-116.

Boniface, P. (2003) Tasting Tourism: Travelling for Food and Drink. Hampshire: Ashgate Publishing.

Caldente, P.; Gomez, A. (1986) Productos típicos, território y competitividad. Agricultura y Sociedad. nº80-81, pp 57-82.

Cavaco, C. (2006) “Práticas e Lugares do Turismo”, in Fonseca (Coord.), Desenvolvimento e Território: Espaços.

Hall, C. (2003) Food Tourism Around the World – Development, management and markets. Oxford: Butterworth-Heinemann. 

MARTINS, Guilherme D’Oliveira (2009) – Património, Herança e Memória. A Cultura como Criação. Lisboa: Gradiva.

PEREIRO PÉREZ, Xerardo (2009) – Turismo Cultural. Uma Visão Antropológica. El Sauzal (Tenerife): Asociación Canaria de Antropología. (PASOS, Revista de Turismo y Patrimonio Cultural, nº 2)