Base Knowledge
Conhecimentos de ciência e tecnologia alimentar.
Teaching Methodologies
O docente orienta o aluno na desenvolvimento de portefólio de desenvolvimento profissional contínuo, definindo a sua estrutura, sugerindo literatura e ferramentas de diagnóstico de competência e fazendo o acompanhamento individual neste processo de autoavaliação.
Palestrantes são convidados a apresentar temas da sua especialidade para alunos que estudaram previamente o tema num curto espaço de tempo, sendo estes responsáveis por colocar questões que completem e/ou clarifiquem o tema exposto durante a palestra.
O estudante participa em debate sobre um tema de ética alimentar por encenação de papel de representante de um dos grupos de interessados.
O software de gestão de referências bibliográficas é instalado pelo aluno no seu portátil e o docente exemplifica o seu funcionamento.
Learning Results
Os objetivos do curso trabalhados nesta UC são o “domínio avançado na tecnologia alimentar” e a “capacidade de auto-avaliação”.
Program
Os objetivos específicos (resultados de aprendizagem) são:
1. Prepara, num curto intervalo de tempo a indicar pelo docente, um resumo com os conhecimentos essenciais de matéria da área alimentar e demonstra compreensão desta em debate com um especialista.
2. Debate um tema de ética alimentar demonstrando sensibilidade aos interesses dos envolvidos e respeito pelos diversos princípios éticos.
3. Traça um plano de aprendizagem para atingir os seus objetivos de carreira,
Os conteúdos abordados são os seguintes:
1. Abordagem de conteúdos diversos de indústrias alimentares quer de transformação de produtos alimentares, quer de temas a montante ou a jusante da transformação. Exemplos: tecnologia de produção de óleos e gorduras, tecnologia pós-colheita, produção de mel, pólen e geleia real, organismos geneticamente modificados, bem estar animal, política alimentar em Portugal, soberania alimentar, toxicologia alimentar, grande distribuição.
2. Temas de ética alimentar: fraude alimentar, denunciante, sustentabilidade ao longo da cadeia de abastecimento alimentar, ética de consumo, rotulagem, códigos de ética em profissões da área alimentar, responsabilidade social corporativa, etc.
3. Orientações para a preparação de portefólio para o desenvolvimento profissional contínuo. O portefólio é individual e inclui três partes: (1) descrição dos objetivos profissionais de curto e médio prazo e respetivas competências genéricas e específicas, (2) autoavalia as sua competências e identifica falhas e pontos portes, (3) traça plano de formação e experiência profissional necessário para atingir os objetivos.
Curricular Unit Teachers
Grading Methods
- - Seminário - 50.0%
- - Performance during lessons / lectures and Auto / hetero - 50.0%
Internship(s)
NAO
Bibliography
Hui, Y.H. (Ed.) 2006. Handbook of food science, technology and engineering. CRC Press, Boca Raton.
Hartel, R., Klawitter, C.P. 2008. Careers in Food Science: From Undergraduate to Professional. Springer, New York.
Food careers. [Consultado a 15 de Setembro, 2021]. Disponível em <URL:https://www.foodcareers.eu>.
European Skills Competences and Occupations.[Consultado a 22 de Setembro, 2022]. Disponível em https://esco.ec.europa.eu/en/classification/occupation_main
Apontamentos e recurso a endereços de internet a indicar pelos palestrantes e pelo docente da UC.