Base Knowledge
N/A
Teaching Methodologies
Avaliação exclusivamente contínua
As sessões presenciais serão organizadas à volta de um texto, privilegiando em cada sessão um dos conteúdos/objetivos enunciados.
A sessão seguinte terá em conta o trabalho realizado pelos alunos, fora das aulas.
A avaliação incidirá sobre a participação e intervenção pertinente de cada aluno nas aulas e sobre a quantidade e qualidade do trabalho realizado entre sessões.
Trabalho realizado nas sessões – 70.0%
Trabalho autónomo – 30.0%
CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE ACESSO À AVALIAÇÃO POR EXAME DE RECURSO E ÉPOCA ESPECIAL
1. Para poder aceder ao exame de recurso ou de época especial, o/a aluno/a deverá ter estado presente em 70% das sessões
2. É da responsabilidade do/a aluno/a comparecer na data e hora fixadas pelos serviços académicos para a realização do exame fazendo-se acompanhar de 5 elementos turma, do ano em que se realiza a prova, necessários para a realização da parte prática do exame.
Learning Results
1. Descobrir as virtualidades cénicas de um texto a partir da análise da sua letra e contextualização na história da literatura.
2. Elaborar uma conceção cénica do texto com recurso a conceitos teatrais.
3. Pôr um texto em ação: dá-lo a pensar, ver e ouvir.
Program
1. A letra do texto: o sentido literal e o metafórico; a letra do texto como ponto de partida
para a imaginação da ação.
2. Da letra à cena: o espaço, as personagens (conflitos, objetivos) as ações, as relações
entre as personagens.
3. A leitura encenada: realização cénica do texto.
Curricular Unit Teachers
Grading Methods
- - Attendance and Participation - 70.0%
- - Autonomous Work - 30.0%
Internship(s)
NAO
Bibliography
CARLSON, Marvin (2020). Palco Assombrado. O Teatro enquanto máquina da memória. Porto: Húmos
PAIS, Ana (2004). O Discurso da Cumplicidade. Dramaturgias Contemporâneas, Colibri: Lisboa
PAVIS, Patrice (2010). A encenação contemporânea. Editora Perspectiva: S. Paulo
SPOLIN, Viola (1999). Jogo Teatral no Livro do Director. Editora Perspectiva: S. Paulo
WOOD, James (2012). Como funciona a ficção. Cosacnaify: S. Paulo