Base Knowledge
Campo não definido na FUC aprovada.
Teaching Methodologies
Português:
i) sessões de exposição dos conteúdos e fundamentos teórico-práticos;
ii) sessões teórico-práticas de análise de casos;
iii) sessões práticas de realização televisiva;
v) realização de entrevistas e de um programa de televisão em video streaming/em diferido.
1. Avaliação contínua: considera a qualidade da participação nas aulas e a realização dos trabalhos práticos.
2. Avaliação por exame: o exame será composto por uma componente teórica e uma parte prática, sendo que a componente prática terá o valor de 70% na classificação final e a componente teórica um peso de 30%.
NOTA: Todos os alunos (incluindo os trabalhadores-estudantes) devem demonstrar competências práticas específicas da área, verificadas através da execução de exercícios práticos. Só nessa circunstância o estudante poderá fazer a avaliação por exame.
Inglês:
i) Theoretical and technical sessions;
ii) Theoretical-practical sessions of case analysis;
iii) Practical sessions of television directing;
iv) Lectures and/or workshops with TV professionals;
v) Multi-camera exercices and a TV program in studio.
1. Continuous assessment evaluation: considers the quality of classroom participation and practical work. Attendance is mandatory, as well as participation in team tasks developed in studio and supervised by the teacher. The attendance of less than 80% of the theoretical classes implies the impossibility of carrying out the practical classes.
2. Final exam evaluation: consists in a theoretical and a practical test. The practical component will have the value of 80% and the theoretical component a weight of 20%.
NOTE: All students (including working-students) must demonstrate practical skills, verified by practical exercises in this course. Only in these conditions can students take the final exam.
Learning Results
Português:
Esta Unidade Curricular tem como objectivo o desenvolvimento das seguintes competências:
– Autonomia, responsabilidade e flexibilidade;
– Capacidade de trabalhar em equipa;
– Capacidade de aplicação de conhecimentos teórico-práticos e técnicos (enquadramentos, movimentos de câmara, iluminação, etc.);
– Capacidade de articulação de equipamentos de imagem, som, iluminação e grafismos a partir da régie;
– Capacidade e rapidez de decisão;
– Criatividade e sentido crítico.
Inglês:
This course aims to develop the following skills:
– Autonomy, responsibility and flexibility;
– Team work;
– Ability to apply audiovisual theoretical, practical and technical knowledge (framing and movements, lighting, editing. etc.).
– Ability to use equipment of image, sound, lighting and editing from the studio and control room;
– Capacity and speed of decision;
– Creativity and critical sense
Program
Português
1. Produção, Planificação e Realização 1.1. A gramática audiovisual 1.2. Tendências do mercado audiovisual: as especificidades dos géneros televisivos 1.3. Técnicas de planeamento e planificação 1.4. Pré-produção televisiva 2. Estúdio e Equipamentos 2.1. Equipamentos e respectivas funcionalidades 2.2. Ciclorama 2.3. Tecnologias específicas em realização televisiva 2.4. Noções de Iluminação 2.5. Operações de Som / áudio 2.6. Manipulação de câmaras profissionais; 2.7. Limitações da realização multicâmara em estúdio e em video streaming 3. Técnicas de multicâmara3.1. Realizador e Assistentes: formas de interacção com a equipa3.2. Realização em régie: uma câmara, duas câmaras, três câmaras3.3. Direcção técnica televisiva3.4. Técnicas de mistura de imagem e som3.5. Relações interpessoais e articulação de funçõe s3.6. Coordenação de equipa.
Inglês
1. Production, Planning and Implementation
1.1. The visual grammar
1.2. Audiovisual market trends: the specificities of television genres
1.3. Planning techniques and general planning
1.4. Television production
2. Studio and Equipment
2.1. Equipment and its features
2.2. Chroma key
2.3. Specific technologies in television direction
2.4. Understanding Lighting
2.5. Sound / Audio Operation
2.6. Operation of professional cameras;
2.7. Limitations in performing multi-camera in the studio
3. Multi-camera Techniques
3.1. Director and Assistants: interaction with the team
3.2. Directing in the studio control room: one, two, three cameras
3.3. Technical directing in television
3.4. Mixing techniques of image and sound
3.5. Interpersonal relations and task articulation
3.6. Team coordination
Curricular Unit Teachers
Internship(s)
NAO
Bibliography
Dimbleby, N.; Dimbleby, R. and Whittington, K. (1994). Practical Media, a Guide to Production Techniques. London: Hodder& Stoughton.
Kindem, G., Musburger, R.B. (2009). Introduction to Media Production: The Path to Digital Media Production. Focal Press.
Jarvis, P. (1998). The Essential TV Director’s Handbook. Oxford: Focal Press.
Lyver, D. &Swainson, G. (1999). Basics of Video Lighting. Oxford: Focal Press.
Millerson.G.(2013). Location Lighting for Television & Film. Oxford: Elsevier.
Millerson, G.(2017). Video Camera Techniques. NY: Focal Press.
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Utterback, A. (2007). Studio Television Production and Directing. Oxford: Focal Press.
Videomaker (2008). The videomaker guide to video production. Focal Press
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Zettl, H. (2018) Video Basics3, Belmont: Wadswoth / Thomson Learning.