IPC +SUCESSO 2.0
No âmbito do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior que visa contribuir para a melhoria das competências dos estudantes, para o seu bem-estar mental e físico, bem como para a qualidade pedagógica e das aprendizagens, foi criado o projeto “IPC +SUCESSO 2.0”.
O “IPC +SUCESSO 2.0” contempla um conjunto de atividades que vão desde o investimento em sistemas informáticos e preditivos do abandono e insucesso escolar até ações de capacitação de docentes em práticas pedagógicas inovadoras, passando por ações de desenvolvimento de competências extracurriculares nos estudantes.
Todas as atividades incluídas no “IPC +SUCESSO 2.0” estão organizadas de forma a atuar em diversas dimensões, a mitigar fatores de risco e a garantir os objetivos de redução do abandono e do insucesso escolar.
Atividades no âmbito do Programa de Promoção de Sucesso e Redução de Abandono Escolar no Ensino Superior
Implementação da expansão da plataforma analítica PowerBI às áreas académicas com o objetivo de gerar informação para suporte à previsão de situações de risco e atuação atempada na prevenção do abandono e insucesso escolar.
Paralelamente, está a ser implementado um módulo de suporte que permitirá ainda alavancar um programa de Mentoria pelos Pares.
Através desta atividade estão a ser criados grupos de estudantes do 1º ano das várias UOE para estimular o contacto entre eles e para dar a conhecer os serviços disponíveis no Politécnico de Coimbra nomeadamente:
Clínica IPC;
Serviços de apoio social e psicológico;
Serviços académicos;
Ginásio e desporto universitário;
INOPOL – Academia de Empreendedorismo;
I2A – Instituto de Investigação Aplicada;
Gabinete de Interface com a comunidade e o projeto @GIR;
Provedor do Estudante do IPC.
Foi criado um grupo de trabalho que integra as estruturas estudantis do Politécnico de Coimbra, formais e informais, envolvidas nas atividades de integração dos estudantes de 1.º ano tendo sido realizado o levantamento das ações de integração planeadas e a definição de novas dinâmicas conjuntas.
Entrega de “kits de boas-vindas” aos novos estudantes.
Encontra-se em curso o planeamento de uma atividade formativa direcionada a dirigentes associativos que tem como intuito fornecer-lhes informações relevantes sobre o funcionamento interno da instituição (mecanismos de apoio aos estudantes) e dar-lhes ferramentas transversais.
Criação na plataforma moodle de conteúdos interativos estruturados que auxiliem e motivem os estudantes a fortalecer as bases essenciais necessárias para o acompanhamento eficaz de unidades curriculares com taxas de maior insucesso escolar.
Foram identificadas numa primeira fase as unidades curriculares de Matemática e Estatística constituindo-se um grupo de trabalho com docentes e estudantes de cada UOE para a identificação dos conteúdos a disponibilizar e sobre a forma mais adequada de os estruturar e produzir.
Organização de sessões de acolhimento e orientação para os estudantes do 1º ano, em todas as UOE, com o objetivo de traçar um “Trilho” de desenvolvimento individual.
Além disso, serão promovidas formações, workshops, seminários e outras atividades voltadas para o desenvolvimento dessas competências transversais.
Nesta atividade estão a ser desenvolvidos Ciclos de Workshops destinados a todos os estudantes do 1.º ano, incluindo os estudantes com minorias étnicas ou culturais, de género, internacionais e estrangeiros, para 2024, 2025 e 2026, com o objetivo, entre outros, de ampliar o autoconhecimento e desenvolver competências psicopedagógicas.
Métodos Ativos de Estudo
Gestão de Stress e Ansiedade
Métodos de Estudo
Gestão do Tempo
Mindfulness
One size does not fit all (estratégias de estudo específicas no âmbito da Dislexia)
Já tenho 18! E agora? :
A Violência fica à Porta?
Cozinhar? Um drama!
Tenho um bug no sistema? Como-os todos.
A ansiedade pela liberdade e o medo da incerteza.
Até onde o dinheiro estica?
As ações de promoção da Inovação Pedagógica têm como objetivo melhorar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o mais eficaz, e adaptado às necessidades dos estudantes. Pretende-se assim, dotar os docentes de novas práticas, métodos, tecnologias e abordagens, que motivem e estimulem o processo de aprendizagem dos estudantes, e consequentemente influenciem positivamente o sucesso escolar.
Está a ser dinamizado o Plano de Valorização Pedagógica de Docentes de 2024 constituído por workshops temáticos, entre outros, Planificação Centrada no Estudante, Avaliação, Comunicação na Docência, Metodologias Ativas e Acolhimento Pedagógico.
Foi ainda realizado o Workshop “Imagens Pedagógicas com IA” com o objetivo de tratar os princípios fundamentais da IA generativa de imagens e a utilização prática de plataformas de Inteligência Artificial (IA) para a criação de imagens com fins pedagógicos.
Tendo sido adquirida a Plataforma Mentimeter Campus-wide realizou-se o evento “Mentimeter Kick-Off Day” para apresentar aos docentes a Plataforma Mentimeter Campus-wide, abordando as suas diversas componentes, a criação de apresentações e a implementação em sala de aula.
Ainda em 2024 será realizado o Workshop “Metodologias ativas e ChatGPT: Uma parceria de sucesso” que se propõe a demonstrar o uso do ChatGPT como consultor pedagógico na planificação e implementação de momentos ativos, bem como distinguir boas práticas da sua inclusão nas UC.
Estão a ser planeados os Planos de Valorização Pedagógica de Docentes para 2025 e 2026.
Está a ser desenhado um programa piloto de Inovação Pedagógica com o envolvimento de docentes para a implementação de novas metodologias e estratégias em diferentes unidades curriculares, afim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem com impacto positivo no sucesso escolar.
No âmbito desta atividade foi ainda dado apoio à participação da equipa PHISEC Racing (equipa de Formula Student do IPC), no evento Formula Student Portugal (FSPT), tendo sido obtido o segundo lugar geral na Classe 2.
Nesta atividade pretende-se criar momentos de convivência social entre os estudantes que encontram no desporto um ponto comum, através da organização do IPC CUP, participação nos Campeonatos Universitários da FADU e em competições internas destinadas a toda a comunidade.
Assim, foi organizado o IPC CUP, uma competição multidesportiva interna do Politécnico de Coimbra com o intuito de dar oportunidade a todos os estudantes de praticar desporto num momento competitivo. Este evento inclui as modalidades de Futebol 11, Futsal Masculino e Feminino, Basquetebol Masculino e Feminino, Voleibol Masculino e Feminino, Ténis de Mesa Misto, Padel Misto, Pool Português, Badminton misto, FC24 (jogos eletrónicos), Xadrez Misto e Matraquilhos. Este evento surge como um projeto inovador, de âmbito regional e nacional, destinado a divulgar a estratégia desportiva institucional e a promover a integração de atletas na nossa instituição. A iniciativa visa também combater a significativa desistência da prática desportiva que frequentemente ocorre quando os estudantes ingressam no Ensino Superior, principalmente devido à necessidade de mudança de residência.
Além do IPC Cup foram organizadas outras competições internas para toda a comunidade.
Fomento e apoio à participação de estudantes do Politécnico de Coimbra:
Nos Campeonatos Universitários da FADU: Participação na 1º Jornada Concentrada, 2ª Jornada Concentrada, 2ª Fase e Fase Final dos Campeonatos Nacionais Universitários da FADU e a obtenção do 2º Lugar Nacional na Tabela Classificativa; Participação na 1ª Jornada e 2ª Jornada Concentrada da FADU, terminando no 4º Lugar Regional da Tabela Classificativa Universitária;
Nos Campeonatos Distritais de Futsal Feminino através de uma equipa conquistando os títulos de Campeã Distrital, Campeã da Supertaça Distrital e Campeã da Taça Distrital de Coimbra;
Nos Campeonatos Europeus de Remo, na categoria de M2x;
Em Campeonatos Nacionais Universitários de Karaté, Judo, Canoagem, Remo, Futebol, Futsal Masculino e Feminino, Basquetebol e Karting.
Dinamização de um programa de capacitação, o programa ACIONAR, que tem o objetivo de dotar os/as estudantes do Politécnico de Coimbra de competências que façam deles/as pessoas capazes de contribuir, ativamente, para o desenvolvimento das suas comunidades, aplicando os conhecimentos adquiridos e desenvolvidos durante o seu percurso académico. Espera-se que, com isso, possam desempenhar papéis importantes na mobilização das suas comunidades, através de voluntariado, associativismo, iniciativas e de movimentos e ações centradas na melhoria da qualidade de vida das pessoas que as rodeiam.
Foram já efetuadas apresentações do programa Acionar de forma online para toda a comunidade IPC
Em novembro próximo terá inicio a 1ª edição do Programa Acionar, em parceria com o Município de Arganil (10 sessões de capacitação, 4 delas em instalações do IPC e 6 em 2 fins-de-semana imersivos de cocriação e contacto direto com as comunidades em municípios parceiros).
Em 2025, dar-se-á continuidade ao programa através da sua 2ª edição, em parceria com o Município de Góis.