COIMBRA ITEC alia empresas e conhecimento ao serviço do território

O Politécnico de Coimbra (IPC), o Instituto Superior Miguel Torga (ISMT) e Conselho Empresarial da Região de Coimbra (CERC) assinaram, no dia 29 de junho, o contrato de constituição da Coimbra ITEC – Associação para a Inovação e Tecnologia da Região de Coimbra.

A COIMBRA iTEC tem como missão fazer a articulação entre o Politécnico de Coimbra e a comunidade, nomeadamente instituições públicas e empresariais, usando as valências transversais do Politécnico de Coimbra e dos seus associados para criar valor e providenciar soluções integradas.

O objetivo é tornar a COIMBRA iTEC um stakeholder de referência para a sociedade, capaz de solucionar desafios societários e empresariais. Através de uma análise das necessidades das organizações, pretende-se desenvolver soluções em áreas de investigação aplicada, inovação, gestão e formação contínua.

Segundo o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, “o IPC está vocacionado para o território, para resolver o problema das empresas e das instituições do seu território” e com esta associação pretende assim aproximar-se dos vários agentes da região.

«Investigar, desenvolver e inovar» é diferente em cada território e o IPC está empenhado em contribuir para uma região “mais competente, mais resiliente, com empresas mais fortes, onde seja mais fácil atrair investimento e pessoas”, explicou o presidente do IPC, Jorge Conde.

Em nome do CERC, que representa 12 associações empresariais de 19 municípios, o vice-presidente Cláudio Matos referiu que “aquele é o ato mais importante para o tecido empresarial de Coimbra porque o CERC foi criado com o intuito de unir e trazer vantagens para as empresas da região de Coimbra”.

Já Luís Marinho, presidente da Comissão de Gestão do ISMT, instituição de ensino superior tutelada pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, destacou o facto do projeto “unir ainda mais as empresas em torno do desenvolvimento regional” e acrescentou que “as escolas estão para ensinar, mas também para aprender com quem põe as mãos na massa, empresas, trabalhadores, o mundo ativo”.

Além dos três membros fundadores, associaram-se já à Coimbra ITEC três empresas da região: a CWA, representada por Mário Carvalho, a Piclima, representada por Hugo Serra e a Matos & Pontes, representada por Cláudio Matos, que também formalizaram a sua adesão.