Deloitte abre candidaturas a bolsas de estudo para CTeSP de Tecnologia Informática

Estão abertas, entre os dias 28 de julho e 08 de setembro, as candidaturas ao Programa BrightStart da Deloitte no Instituto Politécnico de Coimbra, uma iniciativa de aceleração de competências na área das tecnologias informáticas, que permite aos estudantes finalistas do ensino secundário adquirirem, enquanto estudam, conhecimentos práticos em ambiente real de trabalho, preparando-os para a vida profissional. Após Setúbal, Leiria, Viseu, Algarve e Braga, esta é a primeira vez que o BrightStart acontece em Coimbra onde estarão disponíveis 25 vagas.

A participação neste Programa inclui a atribuição de uma bolsa de estágio de longa duração, sendo todos os custos académicos suportados pela Deloitte, incluindo as propinas mensais e taxas de inscrição no curso. O valor da bolsa é progressivo e depende do desempenho académico-profissional do estudante ao longo do curso. O programa tem duração de 5 anos durante os quais os alunos irão completar um Curso Técnico Superior Profissional e terão a oportunidade de concluir uma licenciatura na área de Engenharia Informática.

Os alunos ou encarregados de educação interessados podem participar nas sessões de esclarecimento online que decorrerão nos dias 29 de julho, 03, 13 e 18 de agosto, às 18h30. Os links de inscrição estão disponíveis no site da Deloitte.

Para Paulo Pessanha de Almeida, Partner da Deloitte, “este é um programa totalmente inovador, centrado em cada um dos alunos que o integram, dando instrumentos de trabalho que complementam o plano curricular e de estudo com casos práticos em ambiente real de trabalho. Este programa prepara e até insere estes novos talentos no mercado de trabalho”, diz.

Segundo Jorge Conde, presidente do Politécnico de Coimbra, o IPC associa-se ao programa BrightStart promovido pela Deloitte com o objetivo de “trabalhar cada vez mais num registo próximo dos empregadores”. O programa inclui um CTeSP em Tecnologia Informática e uma licenciatura em Engenharia Informática, associando duas das escolas do IPC: a ESTGOH e o ISEC. “Estamos certos que o futuro passa por este tipo de interações dos estudantes com a componente da prática real, daí que com entusiasmo queiramos ser motores desta ideia”, sublinha o responsável do IPC.

O BrightStart representa uma oportunidade para os jovens estudantes desenvolverem competências-chave na sua futura área de trabalho, colaborando com as equipas de especialistas da Deloitte. A duração deste Programa está alinhada com o calendário académico e o plano de formação inclui unidades curriculares como Programação, Tecnologias de Mercado, Tecnologias Emergentes, metodologias ágeis de desenvolvimento de software, entre outros.

O programa nasceu em Belfast, com a Deloitte e a Universidade de Ulster, e foi lançado pela primeira vez em Portugal com o Instituto Politécnico de Setúbal em 2017. O sucesso desta iniciativa originou, nos anos seguintes, o alargamento da rede nacional ao Politécnico de Leiria, ao Politécnico de Viseu, Algarve, Braga e agora Coimbra.

As candidaturas à edição deste ano, podem ser realizadas, a partir de 28 de julho, na plataforma Inforestudante do Politécnico de Coimbra.

Para mais informações sobre o BrightStart, consulte o site da Deloitte em https://www2.deloitte.com/pt/pt/pages/technology/topics/programa-brightstart.html.