Estatuto para Praticantes de Atividades Artísticas dá benefícios aos estudantes

O Centro Cultural Penedo da Saudade tem ao dispor dos estudantes do Politécnico de Coimbra o Estatuto para Praticantes de Atividades Artísticas (Despacho n.º 1155/2018 de 31/01/2018) para estudantes que estejam integrados em atividades artísticas (artes visuais, dança, literatura, música, teatro).

Segundo a diretora Cultural do Politécnico de Coimbra, Cristina Faria, no âmbito do apoio que o Instituto Politécnico tem vindo a dar aos seus estudantes enquanto praticantes de atividades artísticas, foi criado em 2016 um Estatuto específico “que dá alguns benefícios a todos os que desejem complementar a sua formação cultural e artística enquanto desenvolvem os seus saberes científicos”.

Estas vantagens, dadas tanto àqueles estudantes que pertencem aos grupos de Práticas Artísticas do IPC como a todos os outros que continuam a pertencer a grupos artísticos das coletividades de onde provêm, permitem “a conciliação entre os estudos e o desenvolvimento pessoal através das Artes, sem que nenhuma destas vertentes saia prejudicada”, refere. Para Cristina Faria, “a Arte é, antes de mais, uma atividade exclusivamente humana, ligada à estética e à criatividade. Mais até do que a fruição, a participação ativa em projetos artísticos traz, a todo o Ser Humano, um enriquecimento do seu próprio Mundo e do Mundo que o rodeia”.

Para pedir este estatuto, os estudantes devem reunir os seguintes requisitos: ser aluno do IPC com matrícula regularizada e estar inscrito num grupo de práticas artísticas, interno ou externo, reconhecido pela Direção Cultural do IPC.

Os alunos que pretendam adquirir o Estatuto de Estudante Praticante de Atividades Artísticas deverão requerer à Direção Cultural do IPC a sua atribuição, através do e-mail cultura@ipc.pt.

In Jornal do IPC n.º 9