Estudantes aguardam com expetativa o momento de celebrar a Queima das Fitas

Pandemia obriga a adiamento de festejos e tradições coimbrãs

Este ano, maio em Coimbra está a ser muito diferente. Devido à pandemia, a celebração da Queima das Fitas e da Bênção das Pastas na cidade foi adiada, e as expetativas de muitos estudantes foram goradas.

Não houve capas pretas nas ruas, não se ouviram guitarras no Largo da Sé Velha, não se gritou o F-R-A. Não vie ram as famílias ver o cortejo e tirar fotografias para a posteridade. Não se encheu a Sé Nova para a Bênção das Pastas.

Não houve noites de música e de festa, nem fitas escritas pelos colegas de curso a selar as amizades que duram toda a vida. Houve, sim, uma serenata simbólica através das redes sociais e a Queima das Fitas, irá realizar-se mais tarde, quando for seguro. Para caloiros e para finalistas, por diferentes razões, há um misto de emoções com que têm de lidar.

Fomos ouvir estudantes de escolas de Coimbra do IPC e saber como estão a viver este tempo tão distinto daquilo que tinham ansiado.