Formar estudantes para uma gestão mais ética das empresas

O Politécnico de Coimbra (IPC) participa, em conjunto com outras cinco instituições de ensino superior europeias, num projeto de investigação focado na promoção de uma abordagem estratégica à Responsabilidade Social Empresarial (RSE). Pretende-se que os cursos de ciências empresariais destas instituições formem estudantes que promovam boas práticas de responsabilidade social nas empresas, nomeadamente aos níveis ético, social e ambiental na prática de gestão.

O consórcio internacional nasceu entre alguns dos parceiros da rede internacional PrimeNetworking e inclui, para além do Politécnico de Coimbra, a Universidade Helénica Internacional (Grécia), coordenadora do projeto, a Universidade de Girona (Espanha), a Universidade de Lille (França), a Universidade Técnica de Brno (República Checa) e a Escola de Finanças e Negócios BA (Letónia).

Com um financiamento de 273.000€ no quadro da Ação 2 do programa Erasmus+, o projeto de parceria estratégica de inovação teve início em setembro de 2019 e desenvolve-se ao longo de 36 meses.

Abrangendo vários países com diferentes contextos geográficos, sociais, legais e culturais, o projeto centra-se especialmente nas questões europeias da Responsabilidade Social Empresarial e vai ao encontro da posição da União Europeia (UE) que advoga que as ações das empresas têm impactos significativos na vida dos cidadãos europeus e em todo o mundo. E tal é afirmado não só em termos de produtos e serviços que oferecem ou dos empregos e oportunidades que criam, mas também em termos de condições de trabalho, direitos humanos, saúde, ambiente, inovação, educação e formação.

A ideia central do projeto SCoSoRe é criar um programa comum de Responsabilidade Social Empresarial Estratégica que passará a fazer parte dos currículos dos cursos de ciências empresariais das instituições de ensino superior envolvidas. Para alcançar os objetivos propostos, para além das equipas de docentes e investigadores, são ainda envolvidos no projeto estudantes, empresas e outras entidades sociais. No IPC, o projeto é desenvolvido no ISCAC/Coimbra Business School pelas docentes Maria João Cardoso e Ana Paula Quelhas e está prevista a participação de seis estudantes em cada um dos programas intensivos internacionais que serão organizados com o objetivo último de testar o curso-piloto concebido ao longo do projeto. O contributo das empresas é essencial para os casos de estudo que constituem um dos outputs do projeto, não só na identificação de boas práticas de responsabilidade social, mas ainda na definição das ferramentas práticas necessárias para implementar o conhecimento no mundo real.

Pretende-se que a formação seja inovadora e tenha um impacto futuro no mundo dos negócios, através da incorporação de uma perspetiva holística da responsabilidade social empresarial no planeamento estratégico e nas operações fundamentais das empresas.

Segundo Maria João Cardoso, responsável do projeto e pró-presidente para as Relações Internacionais do Politécnico de Coimbra, “o objetivo final do curso é dotar os alunos de competências para identificar e pensar criticamente sobre o propósito do negócio desenvolvendo uma abordagem que integre fatores éticos, sociais e ambientais na prática de gestão, por forma a alcançar o máximo valor económico e social no médio e longo prazo”.

De acordo com a responsável, embora o desenvolvimento do projeto esteja, genericamente, a prosseguir conforme planeado, a situação pandémica teve, tal como em todos os projetos internacionais, implicações ao nível da execução. “Até ao momento a calendarização do projeto tem sido cumprida com o recurso a sessões de trabalho colaborativo online em substituição dos encontros internacionais programados, o que tem permitido o desenvolvimento dos outputs intelectuais sem desvios relativamente aos prazos previstos”.

Em 2021 serão introduzidas alterações à calendarização porque, segundo a professora responsável, “para alcançar os objetivos do projeto é fundamental que a fase de teste e avaliação do curso e materiais de formação pelos estudantes se concretize em modo presencial. Por este motivo adiámos para o outono, logo que a pandemia o permita, o programa intensivo previsto inicialmente para o próximo mês maio”. A fase de disseminação ocorrerá ao longo do primeiro semestre de 2022 e culminará com uma conferência internacional, prevista para o mês de junho, organizada pelo Politécnico de Coimbra.

In Jornal do IPC n.º 11