Fundo Solidário NEXT envolve comunidade académica no apoio a estudantes de Coimbra

O Fundo Solidário NEXT é um projeto de apoio social com a missão de servir, com envolvimento da comunidade académica, os estudantes do ensino superior em Coimbra, combatendo o insucesso e o abandono escolar, a pobreza e a exclusão social.

Este projeto alerta e mobiliza a comunidade em geral para esta problemática e respetiva transformação social. Visa, sobretudo, apoiar estudantes do ensino superior, com dificuldades económicas e académicas, na ressignificação e construção do seu percurso, a partir da escuta atenta da narrativa de cada pessoa, sem preconceitos ou juízos de valor relacionados com idade, género, nacionalidade ou crenças.

Não atribui bolsas de estudo, mas atua em situações de emergência e noutras, que contribuam para a criação de condições favoráveis à continuidade dos estudos, no espectro dos seus objetivos, em três eixos de intervenção: apoio monetário ou não monetário para suprir as necessidades económicas mais urgentes e garantir condições condignas; acompanhamento personalizado e próximo, formação humana integral, promoção da aprendizagem e do aproveitamento, e apoio médico especializado, através dos parceiros como o Politécnico de Coimbra; combate aos sintomas e às causas do problema a nível local e nacional, promovendo a justiça social no acesso ao conhecimento, com o envolvimento e meios das instituições decisivas e decisoras da academia e da cidade.

Este projeto comemorou, em 2020, uma década de existência, sob coordenação do Instituto Universitário Justiça e Paz (IUJP), da Diocese de Coimbra, em parceria com entidades académicas e de apoio social da cidade de Coimbra, num vasto grupo de instituições, das quais se destacam o Politécnico de Coimbra, a Universidade de Coimbra, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, a Cáritas Diocesana de Coimbra e o Centro de Acolhimento João Paulo II – Coimbra.

O Politécnico de Coimbra participa ativamente nesta obra através dos seus Serviços de Ação Social (SASIPC) e da Provedoria do Estudante, tendo contribuído para o sucesso e melhoria do ambiente de integração académica dos seus estudantes. Para além de participar nas reuniões mensais de parceiros, tem-se mobilizado nas inúmeras campanhas de angariação de fundos e promoção deste projeto social junto da comunidade, com o apoio das suas Associações de Estudantes.

No âmbito do segundo eixo de atuação do Fundo Solidário NEXT, uma equipa de estudantes voluntários – expressão visível da solidariedade entre pares – promove explicações em regime de voluntariado. Desde o início de março de 2020 estão abertas as inscrições para Estudantes que queiram apresentar pedido de apoio numa unidade curricular, bem como para voluntários com sentido de serviço gratuito, empatia e resiliência, que pretendam ser Explicadores voluntários (estudantes, professores no ativo ou aposentados, outros membros da comunidade académica ou em geral) ou Tutores (estudantes do ensino superior). Para tanto, visite a página do projeto social do IUJP em www.justicaepaz.com/projeto-social.

In Jornal do IPC n.º 13

Testemunhos

João Lobato

Administrador dos SASIPC

Esta plataforma solidária, consubstanciada nos laços entre as instituições que a suportam, é um garante de emergência no apoio social aos estudantes do ensino superior de Coimbra. Projeto singular, que abraça valores centrados na dignidade e integridade da pessoa humana, focalizado na inclusão e integração dos estudantes. Para esta rede de suporte social é imperioso mobilizar ainda mais a contribuição da comunidade académica, nomeadamente o movimento associativo de estudantes e a sociedade em geral.

Padre Paulo Simões

Diretor do IUJP

A experiência do Fundo Solidário NEXT é um grande livro cheio de histórias. Sinto-me muito abençoado por poder contactar a vida de tantos jovens, conhecer as suas preocupações e mais profundas aspirações. Vejo o imenso valor que os jovens trazem consigo, mas também um passado e presente, tantas vezes, bem pesado. Observo também que viver num estado democrático ainda não significa que todos tenham as mesmas oportunidades. Bom, enquanto isso não acontecer, vamos lutando pela justiça social e contemplando os milagres que acontecem todos os dias!

Joana Santos

Provedora do Estudante do IPC

O trabalho em equipa do Projeto Fundo Solidário e Next permite uma metodologia de apoio focada nas problemáticas e realidades dos Estudantes do Ensino Superior de Coimbra. Esta abordagem integrada, potencia apoio nos diversos níveis, dotando os estudantes de mecanismos de suporte para superarem as dificuldades e realizarem o seu percurso académico. Sendo extremamente gratificante obter o feedback dos Estudantes que respondem com sucessos pessoais e académicos.

Sofia Braga da Cruz

Assistente Social dos SASIPC

Tenho o prazer de integrar, enquanto representante das Assistentes Sociais do SASIPC, a equipa do Fundo Solidário Next (IUJP). Este projeto pretende apoiar estudantes do Ensino Superior com dificuldades económicas e académicas. Este apoio é fundamental na medida que dá resposta a situações de emergência pontuais. No período que faço parte deste projeto verifico que a ajuda na resolução de um problema pontual, pode criar condições para que o estudante consiga reunir condições para dar continuidade aos seus estudos e caminhar para o sucesso académico.