i2A e CERNAS iniciam Escola de Verão

O I2A (Instituto de Investigação Aplicada) e o CERNAS (Centro de Recursos Naturais, Ambiente e Sociedade) iniciaram, no dia 30 de julho, a sua Escola de Verão em Investigação para a sustentabilidade e o desenvolvimento, que engloba docentes de todas as unidades orgânicas de ensino do Politécnico de Coimbra (IPC).

A sessão de abertura decorreu no anfiteatro H1 da Escola Superior Agrária de Coimbra (ESAC), na presença dos alunos participantes e de vários docentes que integram a iniciativa. António Dinis Ferreira, diretor do CERNAS e responsável pelo projeto, saudou os participantes e afirmou que o IPC “quer ajudar os melhores alunos a desenvolverem as suas competências e a terem oportunidade de ingressar em programas de doutoramento nas melhores universidades internacionais”. Para o responsável, a frequência desta Escola de Verão é o primeiro passo desse percurso, realçando a importância da mesma na valorização do currículo do estudante no âmbito de uma carreira científica. António Dinis Ferreira alertou ainda os jovens participantes para as dificuldades da vida de investigador e para a necessidade de uma boa preparação com vista a ultrapassar as adversidades.

O curso acolhe 15 estudantes de licenciatura e mestrado de várias instituições de ensino superior e incide nas múltiplas dimensões da sustentabilidade (social, tecnológica, económica e ambiental), procurando dotar os formandos com competências para usar a IC&DT para desenvolver soluções inovadoras para mitigar e resolver desequilíbrios e problemas associados, entre outros aspetos, a fenómenos extremos, de forte impacto na sociedade, como a atual pandemia COVID-19.

O curso é promovido em conjunto pelo i2A, unidade orgânica de investigação do IPC que agrega os recursos de IDT&I e procede à gestão dos projetos financiados do IPC – e pelo CERNAS, UID classificada com Muito Bom pela FCT, que desenvolve a sua atividade nas áreas das ciências Agrárias, Agroalimentares, Veterinárias, Ambientais e Sociais, focadas no desenvolvimento sustentável.

Os formandos beneficiarão das dinâmicas de trabalho das equipas de investigação dos mais de 40 projetos em curso (FCT; SI I&DT do Portugal2020, PDR, LIFE, INTERREG, H2020) e das infraestruturas de investigação (Laboratórios VALOREN– Valorização de Recursos Endógenos e Naturais – e SISUS– Soluções Industriais Sustentáveis).

O plano do curso contempla três módulos presenciais, com contacto direto dos formandos com as equipas do IPC, compreendendo formação em sala de aula e estágios de prática laboratorial e de campo, que decorrem até dia 30 de outubro.

De acordo com o responsável, este Curso de Verão está a testar um conjunto de soluções de docência para mitigar os riscos de transmissão em atividades letivas presenciais num contexto de pandemia COVID-19.