IPC integra missão em Cabo Verde

O Politécnico de Coimbra integra uma missão em Cabo Verde, a decorrer até dia 28 de janeiro, composta por representantes de nove institutos superiores politécnicos, no âmbito da dinamização do projeto Portugal Polytechnics International Network (PPIN).

O Politécnico de Coimbra lidera a missão de indução que se desloca às ilhas de Santiago, do Sal e de S. Vicente para realizar visitas a diversos Estabelecimentos de Ensino Secundário, num contacto de proximidade com os estudantes dos anos 10º, 11º e 12º de escolaridade destas instituições, realizando sessões de esclarecimento sobre as oportunidades e vantagens de estudar no Ensino Superior Politécnico em Portugal.

Para a vice-presidente do Politécnico de Coimbra, Ana Ferreira, que integra a comitiva, esta missão reveste-se de particular importância “devido aos laços históricos e culturais entre Cabo Verde e Portugal e a sua língua comum, que facilitam o processo de integração dos estudantes cabo-verdianos em cursos lecionados em Portugal”.

A comitiva presente em Cabo Verde é constituída por representantes de Institutos Politécnicos do Cávado e Ave, de Leiria, de Castelo Branco, de Portalegre, de Viseu, de Santarém, de Coimbra, de Tomar e ainda a Escola Superior de Enfermagem do Porto. Ao longo de uma semana, para além das ações de promoção junto de escolas secundárias, serão promovidos encontros com representantes do tecido empresarial e das instituições de ensino superior, bem como com presidências de algumas câmaras municipais locais.

O PPIN visa o desenvolvimento de projetos relacionados com a internacionalização do Ensino Superior Politécnico, com o objetivo de reafirmar a visibilidade e reconhecimento do Ensino Superior Politécnico Português, bem como do meio empresarial em mercados internacionais identificados como prioritários tais como: Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Moçambique, entre outros. Este projeto tem como parceiros associados o Conselho Coordenador do Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e dezenas de entidades empresariais.

25.01.2023