IPC no Top 5 dos Politécnicos portugueses mais inovadores

O Politécnico de Coimbra (IPC) está no Top 5 das instituições de ensino superior politécnico portuguesas mais inovadoras, segundo um estudo recente promovido pelo Consumer Guidance Institute Portugal. De acordo com esta organização, que pertence ao Consumer Guidance Group e criou o Prémio Líderes Inovação Portugueses com o intuito de destacar as principais organizações portuguesas no campo da inovação, o Politécnico de Coimbra ocupa o quinto lugar da classificação. A capacidade de inovação das organizações foi aferida com base no número de registos de patentes no período compreendido entre 2017 e 2019 e no destaque que é dado às atividades de Investigação, Desenvolvimento e Inovação (I&D+i) no website das organizações.

Para Jorge Conde, presidente do IPC, esta “é mais uma notícia que nos dá a certeza de estarmos a trilhar o caminho certo”. “O Politécnico de Coimbra, quando as suas escolas partilham o seu saber e a sua competência, é muito forte e pode ser cada vez mais relevante”, afirma o responsável, realçando que se trata também de mais um exemplo” do que podemos e queremos fazer pelo desenvolvimento da região e das suas empresas”.

No âmbito da sua missão, o IPC tem como objetivo estratégico promover uma cultura de inovação aberta e colaborativa e potenciar atividades de investigação aplicada e desenvolvimento experimental, orientadas para responder aos desafios societais e às necessidades do tecido empresarial. Na prossecução deste objetivo, segundo Sara Proença, pró-presidente do IPC, o Politécnico de Coimbra tem atuado em diferentes domínios complementares ao longo dos últimos anos, nomeadamente: “criando condições para o desenvolvimento de atividades de investigação cientifica e desenvolvimento tecnológico, promovendo uma cultura empreendedora, estimulando a criatividade, a inovação, o espírito de iniciativa e a capacidade de trabalho em equipas multidisciplinares, assim como  criando mecanismos de fomento e apoio  à proteção, valorização e transferência para a sociedade do conhecimento gerado no seio da sua comunidade académica”, afirma. Numa lógica de afirmação enquanto parceiro estratégico do ecossistema de inovação da região, o Politécnico de Coimbra tem ainda vindo a reforçar a sua integração em redes, consórcios e projetos de estímulo à I&D+I. “A atribuição desta distinção, que nos orgulha, é o reconhecimento do trabalho desenvolvido por toda a comunidade do Politécnico de Coimbra e vem reforçar o nosso compromisso de continuar a trabalhar para afirmar a instituição como uma referência no domínio da inovação”, afirma Sara Proença.