ISEC acolhe laboratório de inovação e desenvolvimento da Altice

O Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (ISEC) vai acolher um laboratório de inovação e desenvolvimento da Altice Portugal, no qual vão ser desenvolvidos sete projetos tecnológicos na área da comunicação e plataformas ‘wi-fi’.

“É um projeto importantíssimo que, no fundo, concretiza uma ligação efetiva do ensino ao mundo empresarial, disse Mário Velindro, presidente do ISEC à agência Lusa, mostrando-se satisfeito por conseguir alcançar uma das suas “metas” para a instituição.

Com este laboratório, “o ISEC passa a ter uma ligação forte a uma empresa de referência muito inovadora, onde a sofisticação tecnológica é o fator crítico da sua competitividade”, acrescenta.

O laboratório ‘AlticeLabs@ISEC’ abriu no final de junho, arrancando de imediato com sete projetos tecnológicos que juntam investigadores e docentes daquele estabelecimento de ensino superior e engenheiros especializados da ‘Altice Labs’, cujo centro de inovação está sediado em Aveiro.

Os projetos assentam na investigação e desenvolvimento das mais sofisticadas tecnologias de comunicação, TV, net e voz, desde a monitorização e gestão de redes até ao desenvolvimento de um suporte que “para permitir a independência da SIGO do Sistema de Gestão de Base de Dados, entre outros”.

“É um orgulho para toda a nossa comunidade académica ver reconhecida a investigação produzida no ISEC por parte da Altice, um dos maiores gigantes de telecomunicações do mundo e uma das mais inovadoras unidades empresariais portuguesas”, afirma Mário Velindro, salientando que a empresa “viu a capacidade e competência” naquele estabelecimento de ensino.

O presidente daquela instituição académica saliente que a parceria vai “permitir uma investigação mais interativa e, com isso, desenvolver produtos mais competitivos através da transmissão de conhecimento entre investigadores e professores do ISEC e engenheiros altamente especializados da Altice”.

“É uma vantagem muito grande para os nossos alunos, que vão trabalhar em projetos concretos”, frisou o responsável, salientando que o laboratório, com capacidade para quase duas dezenas de estudantes em simultâneo, está aberto, também, a alunos da Universidade de Coimbra.

O ISEC “está totalmente empenhado em colaborar com parceiros industriais, transmitir conhecimento à sociedade e ajudar as empresas a tornarem-se mais competitivas no mercado global”. Em apenas dois anos, este vai ser o terceiro laboratório de investigação e desenvolvimento montado pelo ISEC com empresas suas parceiras, depois da Critical Software e da PRIO.