Jorge Conde eleito vice-presidente do CCISP

Jorge Conde foi hoje eleito vice-presidente do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) para um mandato de dois anos. O também presidente do Politécnico de Coimbra (IPC) foi eleito na reunião do plenário do CCISP que decorreu hoje, dia 6 de junho, no Instituto Politécnico de Santarém.

Maria José Fernandes, presidente do Instituto Politécnico Cávado e Ave, é a presidente do CCISP e os vogais deste órgão são Orlando Rodrigues, presidente do Instituto Politécnico de Bragança, Rui Pedrosa, presidente do Instituto Politécnico de Leiria e Luís Loures, presidente do Instituto Politécnico de Portalegre.

O CCISP é o órgão de representação conjunta dos estabelecimentos públicos de ensino superior politécnico e integra todos os institutos superiores politécnicos públicos e escolas superiores não integradas. Têm ainda assento no CCISP as universidades dos Açores, Algarve, Aveiro e Madeira.

O CCISP é um órgão colegial com várias competências. Além da representação conjunta dos seus membros, a sua principal competência é a emissão de pareceres e posições sobre assuntos que digam respeito a matérias relacionadas com o ensino superior. Trata-se, pois, de um órgão de consulta do ministério com a tutela do ensino superior, sendo, igualmente, chamado a tomar posição junto de outras entidades, como a Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, e a participar em reuniões preparatórias de projetos com parceiros públicos e privados.

O CCISP assume-se como um elo de ligação entre as várias instituições que no Conselho têm assento, contribuindo, designadamente, para fixar linhas de ação, tendo em vista a melhoria do ensino superior, a harmonização de processos entre as várias instituições e a incrementação da cooperação entre as mesmas, quer através de projetos comuns, quer através da disseminação de informação relevante para os membros.