Link me Up – Equipas apresentam projetos de cocriação de inovação

Decorreu no dia 14 de junho a apresentação dos projetos de cocriação de inovação desenvolvidos no âmbito do Link me Up – 1000 ideias, programa que promove a capacitação e cocriação de inovação na rede politécnica portuguesa. O evento teve lugar no Auditório António Arnaut na Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra e foi transmitido em direto nas redes sociais do Politécnico de Coimbra (IPC).

A primeira edição do Link me Up no Politécnico de Coimbra iniciou em março e envolveu mais de 60 estudantes e 20 docentes na qualidade de facilitadores, que desenvolveram projetos de cocriação com as seguintes organizações desafiadoras: Critical Software, Município de Arganil, Confederação Nacional da Agricultura, Metro-Mondego, União das Freguesias de Coimbra, Leal & Soares, Indutechpro, Associação Integrar, Streamline, Clube Fluvial de Coimbra e a Emphathy Flavours. Os projetos foram desenvolvidos ao longo de 10 semanas e o resultado foi apresentado nesta sessão pelas 11 equipas multidisciplinares.

Na sessão de abertura, o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, sublinhou que o ensino superior politécnico tem na sua matriz “um saber mais prático e mais focado no saber-fazer”, em colaboração com as empresas, que é quem está no terreno. Para o responsável, este projeto exprime essa característica de ensino, ligando estudantes e empresas. “Nós queremos ser uma instituição que ensina a saber fazer. Queremos colocar os nossos alunos num formato empresarial, para perceberem o que vão encontrar quando tiverem um diploma na mão”, afirma. Também o trabalho em rede é reforçado neste projeto, com a participação de várias empresas e instituições em torno de ideias comuns. “Acredito que os profissionais que são formados no Politécnico de Coimbra são suficientemente preparados para trabalhar nas empresas e que os estudantes ganham essa vantagem. As empresas que connosco entraram neste desafio também vão passar a ver os nossos estudantes de forma diferente. Esta interação entre a sociedade empresarial, o território e a escola é o que queremos criar com este projeto e que entendemos ser uma mais-valia para o futuro”, explica.

O evento contou ainda com as intervenções da pró-presidente do Politécnico de Coimbra e coordenadora do projeto Link me Up, Sara Proença, e do orador convidado Janne Eskola da Demola Global.