Politécnico de Coimbra abre Centro de Testes Rápidos de Antigénio

Abriu, no dia 17 de janeiro, o Centro de Testes Rápidos de Antigénio (TRAg) gratuitos para despiste do coronavírus SARS-CoV-2 na Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra (ESTeSC-IPC). Disponível para a população em geral, o Centro tem capacidade para a realização de 200 testes diários e funciona em regime de autoagendamento, contando com o valioso contributo de recursos humanos formados na ESTeSC-IPC.

Esta abertura resulta do esforço conjunto do IPC e suas unidades orgânicas, da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) e da União de Freguesias de São Martinho do Bispo e Ribeira de Frades. Concretamente, o IPC cede os recursos humanos e o espaço, num investimento de cerca de 50 mil euros, a ARSC disponibiliza os testes e a União de Freguesias providencia o transporte da colheita para laboratório. O serviço foi apresentado no passado dia 14, numa sessão que incluiu a assinatura de um protocolo de cooperação pelas três instituições e uma visita às instalações.

Uma das novidades do Centro é a possibilidade de fazer, no mesmo dia, o despiste “muito rápido” do ciclo de identificação de infetados. Rosa Reis Marques, presidente da ARSC, explica que é possível “fazer no mesmo dia uma identificação de um caso positivo, confirmar por PCR, comunicá-lo às autoridades de saúde, e recomendar de imediato o isolamento do infetado”. Esta solução só é possível, como afirma a responsável, através da “colaboração coletiva” das várias entidades envolvidas.

Para Jorge Conde, presidente do IPC, esta iniciativa “que resulta do apoio de todas as unidades orgânicas do IPC, reflete a ligação ao território da instituição de ensino que, como casa de ciência que é, tem uma “responsabilidade maior nesta luta de saúde publica”. Pretende-se dar resposta à enorme pressão que se regista nesta fase do combate à pandemia sobre os serviços de urgência e proporcionar um maior acesso a TRAg gratuitos, nomeadamente na margem esquerda do Mondego, no âmbito da missão do IPC e enquanto instituição proactiva na apresentação de soluções para a sua comunidade interna e envolvente.

O Centro TRAg tem previsto um horizonte temporal de funcionamento de seis meses e, num dos dias da semana, desdobra-se numa delegação na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital (ESTGOH).

O acesso ao serviço requer agendamento prévio através do link: https://estesc.simplybook.it/v2/

Funcionamento de Segunda a Sexta-feira, das 9:00 às 19:00; aos Sábados, das 10:00 às 18:00; aos Domingos das 14:00 às 18:00.