Politécnico de Coimbra apoia Município da Lousã em testes de despistagem à COVID-19

A Escola Superior de Tecnologia de Saúde do Politécnico de Coimbra está a dar apoio à realização de testes de despistagem à COVID 19, que tiveram início no Município da Lousã. Trata-se de uma parceria entre Câmara Municipal da Lousã e as autoridades locais de saúde, com o apoio da ESTeSC-IPC e do Laboratório Arunce.

Os testes serológicos são, numa primeira fase, aplicados a profissionais de saúde, bombeiros, forças de segurança, colaboradores das IPSS do Concelho da Lousã e trabalhadores dos serviços essenciais da Autarquia. Prevê-se a realização de uma centena de colheitas por dia.

O trabalho está a ser realizado no terreno por dois docentes (Fernando Mendes e Armando Caseiro) e dois estudantes (Carolina Melo e Rúben Nunes) do último ano do curso de Ciências Biomédicas Laboratoriais da Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Coimbra, com o apoio do Laboratório Arunce. Os testes foram adquiridos e fabricados na Alemanha, com a devida autorização de comercialização pela Comunidade Europeia e registo no Infarmed em Portugal.

“Num momento excecional e de desafio coletivo que atravessamos, a ESTeSC reforça a sua proximidade com a comunidade com uma intervenção na área das Ciências Biomédicas Laboratoriais relacionada com a infeção por SARS-CoV-2, numa parceria com a Câmara Municipal da Lousã”, refere o presidente da ESTeSC, João José Joaquim. “Estamos conscientes do papel que nos cabe em encontrar soluções que revertam em benefício das comunidades e que possam ajudar a minimizar os efeitos desta pandemia”, explica o responsável.

Para o presidente do IPC, Jorge Conde, esta “é mais uma ocasião em que o sistema científico em geral e o Politécnico de Coimbra em particular demonstram a sua capacidade de reação e de criação de saber”. De acordo com o responsável, numa altura em que o mundo enfrenta “um desafio inesperado e desproporcional, importa que aqueles que estão na liderança da ciência, da inovação e do conhecimento, respondam a esse desafio. Tem sido isso que, em diversas frentes, o Politécnico de Coimbra através das suas escolas e serviços tem feito”, garante.

Para a despistagem à COVID-19, existem dois tipos de testes que podem ser realizados, nomeadamente os testes serológicos e os testes PCR, com recurso a zaragatoa. Estes testes são realizados recorrendo à colheita de uma amostra de sangue do paciente a testar que depois é processada laboratorialmente. De seguida é executado o teste à Covid-19, através do método de imunoensaio cromatográfico, que deteta a presença de anticorpos que combatem o vírus. Por norma, os resultados são extremamente rápidos, podendo ser obtido um diagnóstico em menos de 30 minutos. De salientar que este teste deve ser utilizado como auxiliar de diagnóstico à Covid-19 e não como critério único de diagnóstico, devendo os resultados ser interpretados em conjunto com a situação clínica e, caso se justifique, com a validação dos resultados através do teste PCR.