IPC promove consórcio para levar formação superior a toda a região

O Politécnico de Coimbra (IPC) apresentou o Projeto Impulsionar as Pessoas e o Território, que pretende levar a formação superior a toda a região, através de um consórcio com cerca de uma centena de entidades. A cerimónia de apresentação e entrega de protocolos a entidades parceiras decorreu no dia 8 de setembro no Auditório da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra.

O projeto Impulsionar as Pessoas e o Território é uma iniciativa do Politécnico de Coimbra com vista à formalização de um consórcio para o desenvolvimento de programas de formação no âmbito dos programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos. Esta parceria visa o desenvolvimento dos Programas Impulso Jovens STEAM e Impulso Adultos, desde a fase de desenvolvimento dos planos formativos, passando pela implementação do programa, até à integração no mercado de trabalho dos formandos.

Segundo o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, esta iniciativa tem como objetivo “aumentar a qualificação de jovens e adultos para responder às necessidades do mercado de trabalho na região e no país”. “São estes programas – Impulso Jovem STEAM e Impulso Adultos – que permitirão o impulso que as nossas instituições precisam para transformar empresas e instituições, tendo por base a transformação do seu capital humano, garantindo um território mais competente, mas resiliente e mais atrativo. O Politécnico de Coimbra quer ser o motor deste processo”, afirmou.

Numa primeira fase, e ao longo de mês e meio, o IPC procurou parceiros como empresas, autarquias e outras instituições do setor social “que dissessem aquilo que o território está a precisar”, enquanto através das Escolas do Politécnico se foi “criando uma oferta nas formações que o território tinha identificado como necessárias”, explicou Jorge Conde. Este projeto contempla cerca de 100 ações de formação, desde Cursos Técnicos Superiores Profissionais, Licenciaturas, Mestrados, Pós-Graduações a Microcredenciações.

No espaço de quatro anos, o IPC pretende “mudar a competência de cerca de 3200 pessoas, que procuram entrar no mercado de trabalho ou que pretendem fazer alterações na sua vida profissional, reconvertendo-se ou requalificando-se”, afirmou o responsável, especificando que esta ação irá decorrer na região centro, quase sempre no território da CIM Região de Coimbra, mas também esporadicamente noutras zonas do País. “Vamos fazê-lo com os que hoje aqui estão, mas no total, à data de hoje, com cerca de 100 parceiros”, explicou.

Este projeto vai entrar agora “em fase de concurso” às verbas dos fundos comunitários Portugal 2020 e Portugal 2030 e os resultados deverão ser conhecidos no início de 2022.

O presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra CIM RC), José Carlos Alexandrinho, na sua intervenção, elogiou o “trabalho de diagnóstico” no território realizado pelas autarquias e pelo tecido empresarial e destacou o carácter utilitário do programa formativo deste projeto: são formações que dão respostas às empresas e que precisam de profissionais naquelas áreas. “Se for uma formação altamente prática, assente no ensino científico, também em algumas pós-graduações, aproxima o ensino destes concelhos que não têm ensino superior”, referiu, realçando o facto de se tratar de um consórcio com 100 parceiros

No decorrer da cerimónia procedeu-se à entrega dos protocolos assinados com várias entidades da região, entre autarquias, empresas e outras instituições diversas, nomeadamente: câmaras municipais de Cantanhede, Figueira da Foz, Lousã, Mealhada, Miranda do Corvo, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua e Vila Nova de Poiares, as associações ACIFF – Associação Comercial e Industrial da Figueira da Foz, ADELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, AP-Assoc. Benef. Da obra de Fomento Hidrogrícola do Baixo Mondego, APTS – Associação Portuguesa de Turismo Sustentável e CoimbraMaisFuturo, Escola Nacional de Bombeiros, CEARTE – Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património, CERC Coimbra (Conselho Empresarial da Região de Coimbra), Basi – Grupo FHC, Bluepharma e Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.