Programa UPskill arranca no Politécnico de Coimbra

Arrancou esta semana o Curso UPskillDigital Skills & Jobs em Dataware/Business Intelligence no INOPOL Academia de Empreendedorismo do Politécnico de Coimbra. Os 14 formandos vão frequentar uma formação de seis meses e, posteriormente, realizar um estágio de três meses na empresa Deloitte, que solicitou esta formação, com possibilidade de serem integrados nos quadros da empresa.

O UPskillDigital Skills & Jobs é um programa nacional dinamizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações  (APDC), o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP) e tem como objetivo requalificar profissionais, de modo que, após o adequado período formativo, possam ser integrados nas Empresas que tenham necessidades de quadros nas áreas das tecnologias digitais.

Segundo António Paulino, pró-presidente do Politécnico de Coimbra (IPC) para a área da Transformação Digital, esta é a primeira edição que o IPC acolhe, a convite do CCISP, estando a instituição disponível para acolher mais edições. Para o responsável, o âmbito desta formação – Dataware/Business Intelligence – é uma das áreas da informática que regista, neste momento, mais procura de recursos humanos, pelo que considera ser uma boa aposta por parte das entidades envolvidas e dos formandos que decidiram concorrer.

Segundo Sara Proença, diretora do INOPOL, esta iniciativa enquadra-se na estratégia da Instituição de promoção e dinamização de programas de incentivo à reconversão e requalificação profissional de diplomados em situação de desemprego ou subemprego, em parceria com entidades públicas, empresas e outras instituições de ensino superior, numa lógica de adequação das competências às necessidades do mercado e de promoção dos níveis de empregabilidade.

Os formandos foram selecionados através de um processo de candidatura liderado pela Direção do Programa e com a participação do IEFP e vão receber uma bolsa de formação durante o período de formação teórico-prática e de formação profissional em contexto de trabalho equivalente ao salário mínimo nacional. A integração na empresa é feita com base no salário praticado para o mesmo tipo de profissionais estimando que, incluindo subsídio de alimentação, se situe nos 1.200€ mensais.

Na sessão de acolhimento de início do curso realizada no dia 16 de maio estiveram presentes António Paulino, pela Presidência do IPC, Beatriz Cancela, pelo INOPOL, Olga Queiroz, pelo IEFP e Balduíno Mateus, da equipa de formadores.