Provedores do Estudante vão debater formas de combater o abandono escolar

No dia 3 de fevereiro decorrerá no Auditório António Arnaut, da Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Politécnico de Coimbra e da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, das 10h00 às 18h00, o Encontro “Iniciativas institucionais para prevenir e combater o abandono no Ensino Superior”.

A iniciativa vai colocar em discussão um tema atual e relevante para as Instituições de Ensino Superior (IES), com uma abordagem que destaca a possibilidade de participação ativa de Provedores do Estudante, representantes das IES e representantes dos Estudantes. Segundo a organização, pretende-se “uma discussão congregadora com troca de experiências, lançamento de questões, debate e registo de reflexões”.

O Encontro é uma organização conjunta das Provedorias do Estudante das IES de Coimbra, nomeadamente, Politécnico de Coimbra, Universidade de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra, Escola Universitária Vasco da Gama e Instituto Superior Miguel Torga, em ligação com a Rede Portuguesa de Provedores do Estudante.

A sessão de abertura está marcada para as 10h00 e contará com a presença do Secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira, e representantes das IES organizadoras do evento. No período da manhã haverá lugar a uma Sessão Plenária proferida pela docente Ana Maria Seixas, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, subordinada ao tema “O Abandono no Ensino Superior: Algumas Reflexões”, à qual se seguirá um período de debate. De tarde, o Encontro contará com painéis de discussão paralela envolvendo os representantes das Instituições de Ensino Superior (IES), das Associações de Estudantes e dos Provedores do Estudante das IES. O Encontro culminará com a apresentação das conclusões de cada Painel, prevendo-se a possibilidade de um novo período de debate. Dos registos dos Painéis e Debate será elaborado um documento de reflexão sobre o tema em análise.

A inscrição para o encontro é gratuita e pode ser feita através do link: https://bit.ly/3CK75Oz

02.02.2023