SASIPC promovem saúde psicológica dos estudantes

Os desafios que os estudantes do Politécnico de Coimbra (IPC) têm em mãos e as adversidades sentidas na adaptação ao contexto pós-pandemia é uma das bandeiras da Unidade de Saúde e Bem-Estar (USBE) dos Serviços de Ação Social do IPC. Assim, e ciente destas dificuldades, a equipa encontra-se a desenvolver um conjunto de atividades com o intuito de apoiar os estudantes e antever dificuldades através do desenvolvimento de estratégias de autoconsciência e de regulação emocional.

Das ações desenvolvidas neste âmbito destaca-se a comemoração do Dia Mundial da Saúde Mental, que teve lugar no dia 10 de outubro, com uma campanha digital nas redes sociais dos SASIPC. Esta campanha foi constituída por um conjunto de informações úteis para os estudantes onde foi dado destaque ao Gabinete de Psicologia e de Apoio Psicopedagógico. Helena Moura, coordenadora da USBE, relembra que é fundamental divulgar os mecanismos existentes na instituição e difundir a informação de que “os estudantes não estão sós e existe uma equipa preparada para auxiliar neste progresso que por vezes se pode revelar complexo”. A responsável refere que o primeiro passo passa por consciencializar a comunidade “para a necessidade de priorizar e cuidar da nossa Saúde Mental, tal como fazemos com a nossa saúde física, por exemplo”.

Recorde-se que o ano de 2020 se revelou um ano atípico, apesar do seu início tranquilo, nada prevendo a calamidade declarada a 11 de março de 2020, pela Organização Mundial da Saúde. “Desde então, vivemos num carrocel de incertezas, de emoções e de desafios constantes”, refere a responsável. Com a premissa de readaptação a uma nova normalidade, a equipa encontra-se a promover, durante o mês de novembro, o 1º Ciclo de Workshops sobre “Gestão de Stress e Ansiedade”. Estes workshops são essencialmente práticos, onde são apresentadas e testadas estratégias de autorregulação e relaxamento físico com o propósito de instruir mecanismos que auxiliem na gestão dos níveis excessivos de stresse e de ansiedade. Tendo em consideração as contingências a que a comunidade está sujeita, as sessões são gratuitas, mas com um número limite de participantes.

A par destes workshops, existem outras iniciativas a decorrer em algumas escolas do IPC, promovidas pelo Gabinete de Apoio ao Estudante (GAE) existente na respetiva instituição, destacando-se o GAE-ON na ESTGOH e o Projeto de Mentorado de Pares na ESTeSC.  Na opinião de Helena Moura, é crucial para a promoção de uma melhor saúde mental que toda a comunidade se envolva. Neste sentido, alguns elementos da Unidade colaboraram através da dinamização de ações de formação junto de estudantes voluntários que integram a equipa da Linha de Apoio Interpares (LAIp). Este projeto visa apoiar os estudantes e fornecer ferramentas que permitam lidar com problemas psicossociais, através de uma linha telefónica criada para esse efeito. Esta iniciativa é promovida pelo Programa Educação pelos Pares da ESTeSC.

In Jornal do IPC n.º 20