Ministro acompanhou regresso às aulas presenciais e testagem à COVID-19

O Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, visitou o Politécnico de Coimbra no dia 20 de abril, com uma deslocação à Escola Superior de Tecnologia da Saúde (ESTeSC), onde acompanhou o regresso às aulas em regime presencial assim como a realização do rastreio à COVID-19, que está a decorrer nesta escola e que abrange a comunidade educativa (alunos, docentes, investigadores e funcionários) das 5 unidades orgânicas de ensino do IPC situadas na cidade de Coimbra (ESAC, ESEC, ESTeSC, ISCAC e ISEC).

O ministro Manuel Heitor acompanhou os trabalhos no Centro de Testagem e falou com os profissionais responsáveis no local, mas também contactou com aulas presenciais na ESTeSC, nomeadamente de cursos com forte vertente prática, como é o caso da Fisioterapia ou Técnicas Laboratoriais.

O ministro esteve ainda nos Serviços Centrais do IPC para uma reunião com a Presidência do Politécnico para se inteirar do trabalho levado a cabo na instituição nas áreas académica, da inovação curricular e da ação social e alertar para a oportunidade que é o Plano de Recuperação e Resiliência para as instituições de ensino superior.

4 MIL TESTES NA PRIMEIRA FASE

Nas próximas semanas, serão milhares os alunos e pessoal docente e não docente a fazerem o teste, com o Politécnico a ter, nesta primeira fase, 4.000 testes já disponibilizados pela Cruz Vermelha e a possibilidade de, a todo o momento, aumentar esse número.

De acordo com Jorge Conde, as escolas estão a definir individualmente a forma como estão a

regressar ao ensino presencial, tendo em conta que “há cursos e condições físicas muito díspares” nas diferentes unidades orgânicas do Politécnico de Coimbra. “O regime ficou ao critério de cada curso, sempre que achem que é mais seguro seguir com as aulas online, assim

continuará a ser”, sendo os cursos com aulas mais práticas aqueles que estão, desde dia 19, a regressar às aulas presenciais.

A comunidade do Politécnico é composta por cerca de 12.400 pessoas, dos quais 11.300 são alunos e 1.100 são professores e funcionários. Quem não regressar ao regime presencial não terá necessidade de testagem, mas por outro lado, haverá alunos que serão testados mais do que uma vez. Basta, para tal, que sejam provenientes de municípios com mais de 120 casos de COVID-19 por 100 mil habitantes.

Jorge Conde apela ao «bom senso» dos alunos para não irem a casa em caso de elevado número de casos ou informem a escola se o fizerem. «Vamos fazer esse trabalho de sensibilização e acreditar que vão cumprir a regra de não irem a casa sempre que o concelho está em risco», diz o presidente.

Os testes estão a ser realizados na ESTeSC por equipas da casa (professores e alunos) que receberam formação da Cruz Vermelha, sendo que a escola está registada na Entidade Reguladora da Saúde e todos os resultados dos testes realizados são reportados diariamente às

autoridades de saúde.

Além da ESTeSC, também se realizam testes na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Oliveira do Hospital para evitar a deslocação de alunos, tendo em conta que esta é a única das seis escolas do IPC localizada fora de Coimbra.

In Jornal do IPC n.º 15