Information and Communication Technologies

Base Knowledge

N/A

Teaching Methodologies

A unidade curricular será lecionada através de aulas teórico-práticas, fazendo-se, ainda assim, uma clara distinção entre uma vertente teórica e uma outra de carácter essencialmente prático.

A avaliação desta unidade curricular, na modalidade de avaliação contínua, poderá ser efetuada pelo modalidade A: uma frequência e a três trabalhos práticos, com mínimos em cada um dos elementos – uma classificação superior ou igual a 35%. A frequência tem um peso de 40% na nota da unidade curricular. Os restantes 60% são atribuídos aos trabalhos práticos, com cada um a valer 20%; modalidade B:

PC1: Recolha de dados e seu tratamento, google forms e folhas de cálculo. Incluir relatório de enquadramento: planificação, desenho do formulário, recolha de dados, tratamento-processamento com funções BDados do MS Excel, informação produzida (textual, numérica, gráficos, etc). 33,%

– planificação, desenho do formulário, recolha de dados–35%; tratamento-processamento com funções BDados do MS Excel–35%; informação produzida (textual, numérica, gráficos, etc)–15%; defesa-15%

TPC2: continuação do 1º trabalho, de forma apresentar a informação obtidas (resultados) num site (web), como canal de comunicação (interna ou externa) de uma organização. 33,%

– WBS – Work Breakdown Structure–15%; sites Google com imagens, menus e links para navegação-65%; publicação-5%; defesa-15%

TPC3: relatório final, que enquadre os tpc 1 e 2, segundo um formato para impressão em papel e distribuído em PDF. 33,%

– paginação A4, índice, conclusões e bibliografia–55%; numeração de páginas–25%; em PDF–5%; defesa-15

Learning Results

n this curricular unit it is expected the students to acquire sensibility to the issues of everyday computer use, with special focus on the following items:

* know the fundamentals of an information system;

* know and identify the base components of computer systems (both hardware and software) and common characteristics of computer networks;

* use the computer in a self-sufficing way, dealing with common problems that may arise from its everyday usage;

* use efficiently the services available on the Internet, namely e-mail, the world wide web, and cloud computing and storage;

* use common productivity tools for word processing, spreadsheets and presentations.

Program

The curricular unit addresses the following items:

* information systems: fundamental concepts of information and information technologies;

* computer systems: fundamentals of hardware and software; operative systems for the common user; computer applications; internet services; etc.

* word processing: document formatting (fonts, images, footnotes, styles, etc.); pagination; automatic indices; cross-references; etc.

* spreadsheets: books and sheets; formulas; graphs; conditional formatting; etc.

* presentations: content formatting (fonts, images, sounds, videos, etc.); custom animations; transitions; global templates; etc.

Curricular Unit Teachers

Grading Methods

Continuing Evaluation
  • - Frequency - 40.0%
  • - Individual and/or Group Work - 60.0%

Internship(s)

NAO

Bibliography

ALMEIDA, Luís Miguel Alçada Tomás de. Computadores e tecnologias da informação: uma introdução ao mundo digital. Coimbra: IDTec. 2003

AMARAL, Luís, VARAJÃO, João. Planeamento de Sistemas de Informação. FCA – Editora de Informática

JESUS, Carla. Exercícios de Word 2010 & 2007. FCA – Editora de Informática

MARQUES, Paulo Capela. Exercícios de Excel 2010. FCA – Editora de Informática

MARQUES, Paulo Capela. Exercícios de PowerPoint 2010 & 2007. FCA – Editora de Informática