Estudantes

Mobilidade para Estudos (SMS)

O programa Erasmus+ oferece a possibilidade aos estudantes de realizarem uma mobilidade de estudos (SMS) durante um período que vai de 3 a 12 meses numa instituição de ensino superior parceira. O estudante poderá candidatar-se a uma bolsa que representa uma contribuição para cobrir, parcialmente, os custos associados à deslocação e à estadia noutro país. O estudante fica isento do pagamento de propinas na universidade de acolhimento.

Mobilidade para Estágios (SMT)

Este programa oferece a possibilidade aos estudantes ou diplomados do IPC de realizar uma mobilidade de estágio no estrangeiro, por um período mínimo de 2 a 12 meses, por ciclo de estudos. O estágio em contexto de trabalho poderá realizar-se em instituições de ensino superior, centros de investigação, empresas e ou qualquer entidade ou organização sediada na UE.

A mobilidade Erasmus poderá realizar-se em um dos 28 países da União Europeia, Islândia, Liechtenstein, Noruega, Macedônia e Turquia (excluindo Portugal).

O programa Erasmus+ permite a realização de três tipos de estágio:

–  Estágios Curriculares: estes são reconhecidos academicamente no âmbito do curso sendo integrados no trabalho desenvolvido para a unidade curricular correspondente (Estágio/Projeto/Tese);

–  Estágios Extracurriculares: estes são realizados enquanto estudantes, mas como não têm equivalência no currículo do curso deverão ser incluídos no Suplemento ao diploma;

–  Estágios para Recém-diplomados: estes estágios devem ser realizados no prazo de um ano após a data de conclusão do curso. A candidatura poderá ser efetuada enquanto estudante (no último ano).

 

Os estudantes/diplomados dispõem de várias vias para encontrar um local de estágio:

–  Contactar diretamente as empresas ou entidades do seu interesse;

–  Consultar alguns sites e plataformas internacionais que disponibilizam ofertas de estágio e enviar a sua candidatura. Exemplos:

 

Betting Connections Recruitment Solutions- https://www.bettingconnections.com/

DailyInternships – https://dailyinternship.com/home

ERASMUSINTERN – https://erasmusintern.org/

ESAA – http://www.esaa-eu.org/about/the-associations/

EURES – https://ec.europa.eu/eures/public/language-selection

Europlacement: http://www.europlacement.com

iAgora – https://www.iagora.com/

Leo-Net- https://leo-net.tue.nl/leonet/traineeship-offers/

Placement Slovakia-  http://www.placementslovakia.com/

Placements UK – http://placement-uk.com/

Praxis – http://www.praxisnetwork.eu/

Spain Internship – https://www.spain-internship.com/en/

Study Work &Travel Abroad: https://www.algoos.com/

 

–  Contactar docentes/diretores de curso no sentido de obter uma orientação a este respeito e informações sobre eventuais ofertas de estágio internacional de que tenham conhecimento.

– Pesquisar as ofertas divulgadas na página oficial do facebook do International Office.

Bolsas

De acordo com o artigo 17º do Regulamento Erasmus+ – Mobilidade de Estudantes/Docentes/Funcionários não docentes, os montantes das bolsas a atribuir aos estudantes selecionados para a mobilidade em missão de estudos/estágios são fixados pelos Responsáveis das Relações Internacionais das UOE, no quadro dos valores pré-definidos pela Agência Nacional (AN) para cada ano Erasmus, tendo em conta o país de destino e a duração do período de mobilidade.

As bolsas de mobilidade contribuem para os custos adicionais do custo de vida do país de acolhimento bem como para os custos de deslocação.

Tabela de bolsas de mobilidade em vigor para o ano 2020/2021 disponível aqui

Candidaturas

As candidaturas a mobilidade Erasmus para o ano letivo 2021/2022 irão decorrer de 8 de fevereiro a 21 de março de 2021. A candidatura é realizada online na plataforma Inforestudante, através do menu Candidaturas/Mobilidade Outgoing, disponível em https://inforestudante.ipc.pt e só pode ser efetuada dentro dos prazos fixados para a sua realização.

O guia prático para as candidaturas encontra-se dividido em quatro fases distintas e ensina como proceder para submeter a candidatura corretamente.

Fase 1Inscrição – escolha do tipo de mobilidade e instituições de destino

Nesta fase é solicitado ao estudante para indicar o período de mobilidade. Para facilitar o progresso da inscrição os estudantes devem indicar, a título provisório, as seguintes datas:

1º Semestre – 01/09/2021 a 31/01/2022

2º Semestre – 01/02/2022 a 30/06/2022

Apresentação da sessão de esclarecimento que decorreu no dia 12/02/2021 encontra-se disponível aqui 

Fase 2: Seriação/colocação dos candidatos

Fase 3: Candidatura

Elaboração do Learning do Agreement (Contrato de estudos)

Elaboração do Training Agreement (Contrato de estágio)

Fase 4: Chegada à instituição de acolhimento

Fase 5: Fim de mobilidade

Para mais informações contacta o Gabinete de Relações Internacionais da tua escola!

O processo de avaliação e seleção dos candidatos é da responsabilidade das Unidades Orgânicas de Ensino, à exceção dos estágios para recém-diplomados, conforme artigo 13º do Regulamento do Programa Erasmus+ – Mobilidade de Estudantes/Docentes/Funcionários não docentes.