CTeSP - Gestão Comercial e de Marketing

Objetivos do Curso

O curso visa formar técnicos superiores profissionais que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, dominando as técnicas adequadas e as melhores práticas, consiga planificar, organizar, coordenar e controlar as diferentes actividades comerciais e de marketing de uma organização.
O CTSP em Gestão Comercial e de Marketing proporciona conhecimentos fundamentais de inglês técnico, economia, métodos quantitativos e tecnologias e sistemas de informação de apoio à gestão, assim como conhecimentos especializados de gestão de equipas comerciais, técnicas de negociação, comportamento do consumidor, pesquisa de marketing, marketing estratégico e operacional, organização e gestão de empresas, direito comercial e do consumo, comércio internacional, gestão de espaços comerciais, comércio eletrónico, marketing digital, gestão de operações e da cadeia de abastecimento e finanças empresariais.
O curso apresenta uma componente de formação geral e científica, uma componente de formação técnica e uma componente de formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio. Tem a duração de 2 anos, integrando 120 ECTS, e confere um diploma de Técnico Superior Profissional de nível 5 (Nível de Qualificação do Quadro Nacional de Qualificações e do European Qualification Framework).

Condições de Acesso e Ingresso

Segundo o disposto no Decreto-Lei nº 63/2016, de 13 de setembro, podem candidatar-se à inscrição num CTeSP (Curso Técnico Superior Profisional):
a. os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente;
b. Candidatos aprovados através do regime ingresso dos maiores de 23 anos;
c. os titulares de um CET, de um TeSP ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Saídas Profissionais

Exercício de funções em: Departamentos Comerciais e/ou Marketing; Gestão de Produtos e de Equipas de Vendas; Atividades Logísticas; Atividades de Internacionalização; Atividades ligadas ao Comércio e ao Retalho

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português.
Inglês (u.c. de Inglês Técnico)

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Elaborar pesquisas de marketing relativas à envolvente contextual (político-legal, económico, sociocultural, tecnológica e ambiental), mercados, setores de atividade e concorrência, recorrendo a diversas fontes de informação;
Elaborar planos para os ciclos de interação com o cliente, estabelecendo procedimentos para a sua captação, retenção e fidelização;
Elaborar a estratégia de comércio eletrónico e de marketing digital da organização;
Elaborar planos de internacionalização das atividades comerciais da organização;
Gerir a estratégia de desenvolvimento, a organização e a animação do espaço de venda;
Gerir os serviços de pós-venda, assegurando a receção e o tratamento de reclamações, bem como outras situações posteriores à venda, atuando na solidificação da relação de parceria com o cliente, de acordo com a importância estratégica do serviço pós-venda;
Gerir atividades de marketing estratégico e operacional;
Gerir operações e atividades logísticas da cadeia de abastecimento;
Gerir as atividades comerciais da empresa em contexto internacional;
Coordenar a prospeção de mercado da organização, recorrendo a diferentes técnicas e fontes de informação;
Coordenar a força de vendas da organização;
Coordenar os procedimentos necessários ao cumprimento da legislação comercial e do consumo em vigor aplicável ao contexto da organização;
Coordenar o desempenho global, comercial e de marketing da organização a partir de indicadores quantitativos e qualitativos;
Elaborar relatórios sobre o desempenho comercial e de marketing da organização.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A formação conferida pelo curso dá acesso às Licenciaturas em Contabilidade e Administração, em Gestão, em Gestão de Bioindústrias e em Administração e Marketing ministradas pela ESTGOH.

Coordenador(es) do Curso

Pedro Miguel Pina de Jesus (pedro.pina@estgoh.ipc.pt)

Tronco Comum

Unidade curricular Código ECTS Período
Comércio Internacional 30007292 6 N.A.
E-Marketing e Comércio Eletrónico 30007318 6 N.A.
Gestão de Operações e da Cadeia de Abastecimento 30007329 6 N.A.
Estágio 30006899 30 N.A.
Noções de Finanças Empresariais 30007335 6 N.A.
Gestão de Espaços Comerciais 30007307 6 N.A.