CTeSP - Gestão de Pequenas e Médias Empresas (Mealhada)

Objetivos do Curso

O curso visa formar técnicos superiores profissionais que, de forma autónoma ou integrado numa equipa, dominando as técnicas adequadas e as melhores práticas, consiga gerir os recursos financeiros da empresa, planificar e cumprir as suas obrigações fiscais, gerir a sua tesouraria, organizar planos de comunicação, planificar e organizar as diferentes operações e atividades, gerir os recursos humanos e a logística e promover a sua sustentabilidade. O CTSP em Gestão de Pequenas e Médias Empresas (GPME) proporciona conhecimentos fundamentais de inglês técnico, princípios de economia, métodos quantitativos e tecnologias de informação e comunicação de apoio à gestão, assim como conhecimentos especializados de organização e gestão de empresas, marketing, gestão de pessoas, contabilidade financeira, contabilidade e controlo de gestão, enquadramento legal das PME, empreendedorismo e criação de negócios, finanças, fiscalidade, gestão da qualidade e gestão de operações e logística. O curso apresenta uma componente de formação geral e científica, uma componente de formação técnica e uma componente de formação em contexto de trabalho, que se concretiza através de um estágio. Tem a duração de 2 anos, integrando 120 ECTS, e confere um diploma de Técnico Superior Profissional de nível 5 (Nível de Qualificação do Quadro Nacional de Qualificações e do European Qualification Framework).

Condições de Acesso e Ingresso

Segundo o disposto no Decreto-Lei n.º 63/2016, de 13 de setembro, podem candidatar-se à inscrição num Curso Técnico Superior Profissional: a. os titulares de um curso secundário ou de habilitação legalmente equivalente; b. os candidatos aprovados através do regime ingresso dos maiores de 23 anos; c. os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Exercício de funções em: departamentos financeiros (controlo de tesouraria, controlo de investimentos, planeamento financeiro, planeamento fiscal, tarefas de âmbito contabilístico), de recursos humanos (recrutamento, formação e motivação de trabalhadores), administrativos (gestão de tarefas, coordenação de departamentos, planeamento operacional) e comerciais e/ou de marketing (gestão de clientes, política de vendas, políticas de marketing).

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português. Inglês (u.c. de Inglês Técnico).

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Planear e gerir os ativos fixos da empresa; Planear e executar a gestão financeira da empresa atendendo ao controlo dos níveis de risco; Executar as obrigações fiscais; Executar as tarefas inerentes à gestão de tesouraria de curto, médio e longo prazo; Conceber e implementar estruturas de comunicação global da empresa; Planear e organizar as atividades empresariais; Planear e gerir os recursos humanos; Conceber e implementar estruturas de relacionamento com os clientes; Conceber e implementar estruturas de relacionamento com os fornecedores; Planear a sustentabilidade da empresa.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

A formação conferida pelo curso dá acesso às Licenciaturas em Contabilidade e Administração, em Gestão, em Gestão de Bioindústrias e em Administração e Marketing ministradas pela ESTGOH.

Tronco comum

Unidade curricular Código ECTS Período
Fiscalidade 30007191 6 1
Gestão de Operações e Logística 30007148 6 1
Gestão da Qualidade 30007208 6 1
Finanças 30007137 6 1
Empreendedorismo e Criação de Negócios 30007180 6 1
Estágio 30006899 30 2