Licenciatura em Secretariado de Direção e Administração

Objetivos do Curso

O Curso de Secretariado de Direcção e Administração pretende formar profissionais capazes de desempenhar funções de nível superior de apoio à direcção ou à administração das organizações/empresas, com elevada capacidade de adaptação e resposta a diferentes situações profissionais no âmbito da direcção e da administração de empresas. A importância do mundo dos negócios e a internacionalização dos mercados vêm enfatizar a relevância dos profissionais desta área, que devem reunir um conjunto de competências e aptidões, não só do ponto de vista técnico, mas também pessoal.
– Relativamente ao plano curricular do curso, este inclui 3 anos (6 semestres), tendo lugar no último semestre do curso um estágio curricular com redacção de relatório a defender perante um júri de 3 elementos.

Condições de Acesso e Ingresso

Ensino secundário ou equivalente e uma das seguintes provas: Português (18) ou Inglês (13) ou Geografia (09);
A informação disponibilizada não dispensa a consulta à página da Direção Geral do Ensino Superior (DGES) e/ou a página dos Candidatos. Consultar página web da DGES e dos Candidatos

Saídas Profissionais e Empregabilidade

   Secretariado de Direção e Administração;
   Assessoria de Administração;
   Assessoria de Direção;
   Coordenação técnica de serviços e gabinetes de comunicação.

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Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua portuguesa.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

Os profissionais do curso de Secretariado deverão reunir uma série de competências que lhes permitam desempenhar com sucesso as funções que lhes são atribuídas: – Adquirir competências linguísticas: # dominar a oralidade e a escrita da Língua Portuguesa, da Língua Inglesa e ainda da Língua Espanhola; # dominar a oralidade e a escrita das línguas acima referidas num contexto técnico, no âmbito do Secretariado de Direcção e Administração; – Saber comunicar com os vários públicos, tendo em conta os objectivos e a cultura da organização; – Adquirir noções de organização e gestão de empresas e serviços públicos; – Compreender noções fundamentais de Contabilidade Financeira e de Contabilidade de Gestão; – Utilizar de forma autónoma as TIC na organização da informação e de outras tarefas de secretariado e de assessoria; – Adquirir noções fundamentais de legislação comercial, fiscal e laboral.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O grau de licenciado permite a candidatura a estudos pós-graduados.

Coordenador(es) do Curso

Tronco comum

Ano curricular: 2

Ano curricular: 3
Unidade curricular Código ECTS Período
Direito da União Europeia 50006372 5 1º S
Inglês Aplicado às Ciências Empresariais V 50004312 5 1º S
Língua Espanhola I 50004366 5 1º S
Modelos de Decisão e Processos 50006405 3 1º S
Práticas de Secretariado e Assessoria I 50004340 6 1º S
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita IV 50004334 6 1º S
Economia Portuguesa e Europeia 50001243 4 2º S
Ética e Deontologia 50006632 5 2º S
Língua Espanhola II 50006569 5 2º S
Práticas de Secretariado e Assessoria II 50006542 6 2º S
Relações Públicas e Humanas 50006520 6 2º S
Opção II
Unidade curricular Código ECTS Período
Gestão de Projetos 50006604 4 2º S
Liderança e Gestão de Equipas 50006575 4 2º S