Mestrado em Contabilidade e Gestão Pública

Objetivos do Curso

Objectivos: conceção e o desenvolvimento do currículo do MCGP proposto têm como base a formação de profissionais capazes de intervir em domínios relacionados com a contabilidade e a gestão pública que: Entendam o contexto político, económico e social da administração pública; Apreendam o crescente papel do Estado, como regulador, na gestão e avaliação de políticas sociais e na avaliação social de projetos; Possuam competências nas áreas de desenho e análise organizacionais, e em técnicas de gestão e administração; Tenham adquirido experiência na aplicação de métodos de análise qualitativos e quantitativos a políticas públicas. Pretende-se que no final do curso de Mestrado os alunos tenham adquirido uma sólida formação em contabilidade e em gestão, quer teórica quer aplicada, à luz do novo contexto das obrigações do Estado, que permitam o desempenho, com êxito, do seu trabalho nas diferentes instituições que compõem a administração pública, mas também em outros organismos.

Condições de Acesso e Ingresso

Condições de acesso: Licenciatura em Contabilidade, Gestão, Economia, Finanças e outras áreas afins. Título académico superior estrangeiro conferido de acordo com o modelo de Bolonha. Título académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Científico do ISCAC. Detentores de um curriculum escolar, científico ou profissional atestado e reconhecido pelo Conselho Técnico Científico do ISCAC.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Desempenho de funções de nível superior nos domínios da contabilidade e da gestão pública, quer no sector público quer no sector privado, nomeadamente em organismos governamentais e municipais, instituições internacionais, organizações não-governamentais e socioprofissionais.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Língua Portuguesa.

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O Mestrado em Contabilidade e Gestão Pública tem como objectivo geral formar técnicos impulsionadores do desenvolvimento, através da contabilidade e da gestão pública, capazes de avançar, disseminar e aplicar o seu conhecimento nas diferentes organizações que compõem o sector público.
A estrutura curricular está organizada de molde a aprofundar os conhecimentos adquiridos anteriormente pelos estudantes e a poder contribuir para a modernização e melhoria do funcionamento da administração pública.
O Mestrado em Contabilidade e Gestão Pública tem como objectivo prioritário formar quadros com elevada competência técnica nas áreas de especialização do mestrado, bem como a consolidação das competências específicas em cada uma das especializações disponibilizadas a partir do reforço de competências gerais em Contabilidade e Gestão.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

O grau de mestre permite o ingresso no 3º ciclo de estudos conducentes ao grau de doutor

Coordenador(es) do Curso

Tronco Comum