Mestrado em Fisioterapia - Especialização de Avaliação e Aplicação Clínica do Movimento

Objetivos do Curso

O curso visa dotar os licenciados em fisioterapia de competências profissionais que permitam, a um nível especializado, avaliar as alterações do movimento e desenvolver, implementar, monitorizar e modificar programas de intervenção terapêutica pelo movimento em resposta a necessidades específicas dos utentes. Pretende-se desenvolver o conhecimento, a compreensão e as competências de aplicação a um nível aprofundado sobre avaliação, medição e análise do movimento; medição e avaliação de resultados dos processos de intervenção terapêutica. A conceção ou aplicação sistemática de metodologias de intervenção centradas no movimento, posturas ou atividades, visando prevenir ou tratar deficiências, melhorar a função, reduzir riscos, otimizar a saúde em geral e melhorar a aptidão física e bem-estar. A adoção de prática baseada na evidência. Metodologias de investigação, desenho e análise, aplicáveis a questões científicas e clínicas. Aplicações originais em contexto de investigação aplicada.

Condições de Acesso e Ingresso

De acordo com o Regulamento Académico dos cursos de 2º ciclo de estudos do IPC, podem candidatar-se ao acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre:
a)Titulares do grau de licenciado em fisioterapia ou equivalente legal;
b) Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um primeiro ciclo de estudos em fisioterapia, organizado de acordo com os princípios do processo de Bolonha por um estado aderente a este processo;
c) Titulares de um grau académico superior estrangeiro, reconhecido pelo conselho técnico-científico da ESTESC como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado em fisioterapia;
d) Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional revelador da capacidade para a matrícula e inscrição no mestrado de fisioterapia na área de especialização de avaliação e aplicação clínica do movimento, nomeadamente: (i) ser fisioterapeuta com um mínimo de cinco anos de exercício da profissão; (ii) ser titular do grau de bacharel em fisioterapia e detentor de uma licenciatura ou seu equivalente legal, noutra área de conhecimento.
O reconhecimento a que se referem as alíneas b) a d) do número anterior, tem apenas como efeito o acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de mestre, não conferindo ao seu titular a equivalência ao grau de licenciado ou o reconhecimento desse grau.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O objetivo geral do mestrado em Fisioterapia é qualificar de forma aprofundada os estudantes para a avaliação e intervenção pelo movimento de forma a fomentar o exercício autónomo, responsável e independente da Fisioterapia em todos os níveis de intervenção nos cuidados de saúde, com uma visão ampla e global baseada na melhor evidência disponível. São potenciadas as competências e capacidades para avaliar e implementar o processo de intervenção em Fisioterapia com base no movimento humano, bem como a comunicação das conclusões, e dos conhecimentos e raciocínios a elas subjacentes, de uma forma clara e sem ambiguidades. A formação enquadra-se no nível 6 do quadro europeu de qualificações, permitindo a circulação internacional dos diplomados.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Esta qualificação permite o acesso ao grau de Doutor (3º Ciclo de Estudos).

Coordenador(es) do Curso

Tronco comum