Pós-Graduação em Nutrição, Alimentação Coletiva e Restauração

Objetivos do Curso

– Dotar de conhecimentos no âmbito dos referenciais legais e normativos sobre alimentação e nutrição — regulamentos, linhas de orientação e valores de referência nutricionais, entre outros.
– Saber estruturar e gerir serviços de alimentação coletiva.
– Saber selecionar métodos apropriados de análise química, física, nutricional, microbiológica e sensorial dos géneros alimentícios e interpretação dos resultados.
– Dotar de conhecimentos para a formulação e avaliação de planos de ementas adequados a cada cliente tendo em conta as linhas de orientação nutricional, sustentabilidade, recursos disponíveis e meio ambiente sociocultural e as obrigações contratuais.
– Saber gerir a operacionalização do plano de ementas e da oferta alimentar.
– Saber gerir o processo de aquisição de géneros alimentícios de acordo com os requisitos legais e com a sua sustentabilidade, cumprindo os parâmetros nutricionais, da qualidade e da segurança.
– Dotar de conhecimentos de gestão do sistema de segurança dos géneros alimentícios.
– Compreender e executar a gestão da relação com o cliente

Condições de Acesso e Ingresso

Titulares do grau de licenciado ou equivalente legal das áreas de Ciências da Nutrição, Dietética e Nutrição, Dietética e outras da Saúde, Ciências da Vida, Biológicas, Bioquímica e Biotecnologia.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Não aplicável.

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Portuguesa

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

— Desenvolver referenciais para a oferta alimentar destinada a grupos.
— Aplicar à elaboração de planos de ementas, e respetivas fichas técnicas, informação relacionada com referenciais de alimentação saudável baseados na evidência, conciliando a componente legal e referenciais científicos com hábitos alimentares da população alvo.
— Estabelecer e implementar procedimentos operacionais de acordo com os referenciais legais e normativos no contexto do serviço de alimentação coletiva.
— Assessorar e validar a conceção e o desenvolvimento de estruturas e infraestruturas relacionadas com circuitos de produção e fornecimento de refeições, adequando -as às necessidades, legislação e recomendações em vigor.
— Planear e gerir o dimensionamento, a seleção e a manutenção de equipamentos e utensílios de acordo com as necessidades, legislação e recomendações em vigor.
— Planear, gerir e otimizar o processo produtivo.
— Desenvolver, implementar e aplicar as ferramentas de apoio à gestão.
— Administrar ou assessorar sistemas de gestão de referenciais.
— Desenvolver atividades associadas à inovação, conceção e desenvolvimento da oferta alimentar.
— Gerir e/ou assessorar as atividades de gestão do ambiente, sustentabilidade alimentar, segurança no trabalho, e promoção da saúde dos colaboradores.
— Definir o plano de controlo analítico.
— Proceder à análise crítica dos resultados obtidos.
— Estabelecer e implementar as ações adequadas em função dos resultados.
— Construir, avaliar e/ou validar planos de ementas adequados a: ciclo de vida; atividade profissional e estilo de vida; prevenção e tratamento de doenças (Manual de Dietas); hábitos e padrões alimentares, incluindo restrições religiosas; disponibilidade e sazonalidade alimentar; impacto das técnicas culinárias na composição nutricional dos alimentos; sistema de segurança dos géneros alimentícios; estruturas e infraestruturas, equipamentos e utensílios; equipa e colaboradores; orçamento; condições de transporte de refeições e obrigações contratuais.
— Construir, avaliar e/ou validar planos de ementas de acordo com a evidência científica, legislação e referenciais relativos às necessidades nutricionais de grupos.
— Avaliar e operacionalizar prescrições alimentares e nutricionais.
— Elaborar e gerir a documentação relativa a: listas de capitações; fichas técnicas; declaração nutricional; alergénios; informação ao consumidor; rendimento e custo da oferta alimentar; especificações da matéria -prima; sistema de rastreabilidade; gestão de reclamações e situações de emergência, entre outros.
— Planear, coordenar e gerir: as atividades de seleção de matérias -primas, fornecedores, proveniência dos géneros alimentícios e materiais em contacto com os géneros alimentícios e outros com relevância na segurança dos consumidores; o abastecimento, a receção e o armazenamento; e a avaliação do desempenho dos fornecedores e a respetiva qualificação.
— Promover a disponibilização de porções alimentares adequadas às recomendações nutricionais e minimizando o desperdício alimentar.
— Planeamento, desenvolvimento, implementação, coordenação e melhoria de sistemas de segurança dos géneros alimentícios de acordo com a legislação e referenciais existentes.
— Utilizar metodologias adequadas tendo em conta os requisitos do cliente, da legislação e referenciais, das partes interessadas e dos meios disponibilizados.
— Garantir uma comunicação adequada no que diz respeito às áreas da oferta alimentar, da nutrição, da qualidade e da segurança dos géneros alimentícios, entre outras.
— Gerir a informação adequada sobre os requisitos legais.
— Definir e/ou gerir o modelo de avaliação da satisfação e do risco da atividade

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Não aplicável.

Coordenador(es) do Curso