Pós-Graduação em Educação Especial - Domínio de Intervenção Precoce na Infância

Objetivos do Curso

Curso Acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua

N.º de horas de formação acreditadas: 210
Registo de acreditação: CCPFC/ACC-120707/23
Prazo de validade: 18 de julho de 2026
Para os efeitos previstos no n.º1 do artigo 8.º e do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos grupos 100, 110 e 910.

-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**-**

Este curso prepara os formandos/as para o exercício profissional na área da Intervenção Precoce na infância focado no que são os seus princípios orientadores, que assentam numa extensa investigação e validação empírica do trabalho com crianças e famílias. Tendo por base o quadro de referência comum orientador dos profissionais de IPI, esta especialização pretende: 1. Dotar os profissionais de conhecimentos aprofundados no âmbito das práticas recomendadas internacionalmente, baseadas em evidências, habilitando-os a intervir junto de crianças com necessidades especiais ou em risco e suas famílias. 2. Promover a aquisição de conhecimentos ao nível dos princípios orientadores das práticas em Intervenção Precoce; 3. Qualificar para intervir junto de crianças dos 0 aos 6 anos de idade e suas famílias; 4. Habilitar os formandos para o desenvolvimento de competências práticas e instrumentais na área da Intervenção Precoce na Infância, tendo por base as Práticas Recomendadas internacionalmente.

Condições de Acesso e Ingresso

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário. Outros candidatos/ licenciados com currículo relevante em intervenção precoce na infância.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

N/A

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

1. Dotar os profissionais de conhecimento acerca dos diplomas legais que regulamentam a Intervenção Precoce e a Educação Especial; 2. Identificar o perfil e o papel do profissional de intervenção precoce; 3. Reforçar conhecimentos e competências que permitam aos profissionais integrar os princípios da Intervenção Precoce na sua prática diária da intervenção com as crianças, famílias e outros serviços; 4. Proporcionar a reflexão sobre as práticas e a partilha entre os diferentes profissionais e incentivar a mudança no sentido da melhoria das mesmas; 5. Promover o desenvolvimento conjunto de competências para a identificação e resolução de problemas em equipa, de situações e desafios típicos da prática diária do profissional de IPI; 6. Dotar os profissionais de um conhecimento aprofundado acerca da abordagem transdisciplinar como modelo de intervenção coordenado e coerente no apoio às famílias; 7. Desenvolver competências ao nível da identificação das necessidades, preocupações e recursos das famílias; 8. Identificar e utilizar instrumentos de avaliação da criança (avaliação ecológica); 9. Desenvolver Planos de Intervenção Precoce individualizados e “à medida” de cada criança/família; 10. Habilitar os profissionais com competências de apoio aos docentes das Creches e Jardins de Infância na implementação dos objetivos de intervenção, visando a promoção do envolvimento e da participação das crianças em contextos inclusivos; 11. Sensibilizar para a importância da mobilização dos recursos da comunidade como um dos componentes da intervenção com as famílias; 12. Desenvolver Planos de Transição.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

N/A

Coordenador(es) do Curso