Formação Especializada em Educação Especial - Domínio de Intervenção Precoce na Infância

Objetivos do Curso

Curso Acreditado pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua
Área de formação especializada: Educação Especial
Especialização em: domínio da intervenção precoce na infância
Modalidade de formação: Especialização pós-licenciatura
Registo de acreditação: CCPFC/CFE-3688/23
N.º de horas de formação acreditadas para progressão em carreira, para efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º do Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro: 250
Para os efeitos previstos no Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores o presente curso releva como curso de formação espacializada, na área acima referida, para Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário.
Para os efeitos de aplicação do artigo 9.º do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, o presente curso releva para a progressão em carreira de Docentes dos grupos 100, 110 e 910.

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Este curso prepara os formandos/as para o exercício profissional na área da Intervenção Precoce na infância focado no que são os seus princípios orientadores, que assentam numa extensa investigação e validação empírica do trabalho com crianças e famílias. Tendo por base o quadro de referência comum orientador dos profissionais de IPI, esta especialização pretende:
1. Dotar os profissionais de conhecimentos aprofundados no âmbito das práticas recomendadas internacionalmente, baseadas em evidências, habilitando-os a intervir junto de crianças com necessidades especiais ou em risco e suas famílias.
2. Promover a aquisição de conhecimentos ao nível dos princípios orientadores das práticas em Intervenção Precoce;
3. Qualificar para intervir junto de crianças dos 0 aos 6 anos de idade e suas famílias;
4. Habilitar os formandos para o desenvolvimento de competências práticas e instrumentais na área da Intervenção Precoce na Infância, tendo por base as Práticas Recomendadas internacionalmente.

Condições de Acesso e Ingresso

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico e Secundário, licenciados, profissionalizados e que tenham, à data de admissão no curso, pelo menos 5 anos de serviço docente [alínea c) do n.º 1 do art.º 5.º e n.º 2 do art.º 4.º do DL. 95/97 de 23 de abril].

Saídas Profissionais e Empregabilidade

NA

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

1. Dotar os profissionais de conhecimento acerca dos diplomas legais que regulamentam a Intervenção Precoce e a Educação Especial;
2. Identificar o perfil e o papel do profissional de intervenção precoce;
3. Reforçar conhecimentos e competências que permitam aos profissionais integrar os princípios da Intervenção Precoce na sua prática diária da intervenção com as crianças, famílias e outros serviços;
4. Proporcionar a reflexão sobre as práticas e a partilha entre os diferentes profissionais e incentivar a mudança no sentido da melhoria das mesmas;
5. Promover o desenvolvimento conjunto de competências para a identificação e resolução de problemas em equipa, de situações e desafios típicos da prática diária do profissional de IPI;
6. Dotar os profissionais de um conhecimento aprofundado acerca da abordagem transdisciplinar como modelo de intervenção coordenado e coerente no apoio às famílias;
7. Desenvolver competências ao nível da identificação das necessidades, preocupações e recursos das famílias;
8. Identificar e utilizar instrumentos de avaliação da criança (avaliação ecológica);
9. Desenvolver Planos de Intervenção Precoce individualizados e “à medida” de cada criança/família;
10. Habilitar os profissionais com competências de apoio aos docentes das Creches e Jardins de Infância na implementação dos objetivos de intervenção, visando a promoção do envolvimento e da participação das crianças em contextos inclusivos;
11. Sensibilizar para a importância da mobilização dos recursos da comunidade como um dos componentes da intervenção com as famílias;
12. Desenvolver Planos de Transição.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

NA

Coordenador(es) do Curso