Técnico Superior Profissional em Qualidade do Ambiente

Objetivos do Curso

O Curso Técnico Superior Profissional em Qualidade do Ambiente tem como objetivo formar profissionais capazes de planear e executar a monitorização, tratamento e recuperação da qualidade do ambiente; usar os instrumentos de gestão ambiental e decidir melhores práticas com base na legislação e outros normativos; criar atividades educativas para a conservação e o uso sustentável dos recursos.
O curso tem uma duração de 4 semestres letivos anos e encontra-se organizado por: uma componente de formação Geral e Científica (27 ECTS); uma componente Técnica (63ECTS); e por uma componente em Contexto de Trabalho (30 ECTS).

Condições de Acesso e Ingresso

a) Os titulares de um curso de ensino secundário ou de habilitação legalmente equivalente
b) Os que tenham sido aprovados nas provas especialmente adequadas destinadas a avaliar a capacidade para a frequência do ensino superior dos maiores de 23 anos, realizadas para o curso em causa
c) Os titulares de um diploma de especialização tecnológica, de um diploma de técnico superior profissional ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional.

Saídas Profissionais e Empregabilidade

Atividades principais do perfil profissional:
Identificar ecossistemas e problemas ambientais e propor soluções de gestão para a sua eliminação ou mitigação.
Conceber e executar ações de divulgação e atividades de educação ambiental.
Gerir efluentes e resíduos, encaminhando-os de acordo com a sua natureza para o tipo de tratamento e/ou valorização adequado.
Efetuar a recolha de amostras, executar análises laboratoriais físico-químicas e biológicas, avaliar a qualidade de dados experimentais e efetuar a sua análise e comunicação.
Identificar espécies invasoras e potencialmente invasoras, avaliar riscos de invasão e propor medidas de controlo.
Identificar fontes de poluentes, estimar e medir taxas de emissão e presença de poluentes no ambiente, e avaliar os seus efeitos e impactos sobre a qualidade do ambiente.
Avaliar a qualidade de parâmetros ambientais diretamente perigosos para a saúde humana (potabilidade da água, ruído, metais pesados, poluentes orgânicos persistentes, carcinogénicos, etc) e proceder à sua remoção.
Identificar e quantificar riscos ambientais e participar no delineamento de medidas de segurança e planos de emergência.
Gerir informação técnica ambiental para a satisfação dos requisitos documentais de licenciamento e comunicação às entidades reguladoras.
Monitorizar estudos ambientais, individualmente ou integrado em equipas, em empresas industriais e de serviços, dando cumprimento aos requisitos regulamentares.

Para informações sobre dados estatísticos do curso clique aqui

Língua(s) de Aprendizagem / Avaliação

Português (PT)

Objetivos da Aprendizagem e Competências a Desenvolver

O estudante irá adquirir as seguintes competências:
Monitorizar os parâmetros necessários à caracterização do ambiente quanto aos níveis de poluição presentes no meio.
Aplicar meios informáticos para elaboração de materiais destinados à formação e sensibilização em matéria de redução da poluição e utilização sustentável dos recursos.
Analisar e interpretar os resultados de análises efetuadas de forma crítica e tomar decisões de acordo com os resultados obtidos.
Aplicar técnicas de análise física e química para obtenção de parâmetros relacionados com a qualidade do ambiente.
Aplicar ferramentas informáticas (e) estatísticas para a análise de dados.
Pesquisar e aplicar a legislação relevante no âmbito da gestão ambiental e avaliar o seu cumprimento.
Propor uma gestão adequada da água, da energia, do ruído, dos resíduos e dos efluentes.
Manusear equipamentos de medição, monitorização e controlo.
Planear a amostragem e executar a colheita e preservação de amostras.
Consultar e interpretar documentação técnica e produzir relatórios e manuais técnicos.
Aplicar ferramentas estatísticas e outras para tratamento de informação técnica.
Aplicar planos de amostragem e métodos analíticos legalmente estabelecidos, interpretando normas ISO e outras aplicáveis.
Planear, implementar e executar os planos de segurança estabelecidos.
Avaliar a qualidade e funcionamento dos ecossistemas.
Aplicar métodos de controlo de espécies invasoras.
Selecionar e aplicar técnicas de biomonitorização e interpretar dados resultantes.
Aplicar técnicas físico-químicas para a remoção de poluentes ou para evitar a sua formação.

Acesso a um Nível de Estudos Superior

Licenciatura