Formação

Ações de formação

As ações de formação e sensibilização (cursos breves, workshops, palestras, seminários), podem as mesmas ser de iniciativa interna ou solicitadas diretamente pelos docentes/ unidades orgânicas do IPC. Os temas podem estar focados em questões pedagógicas, competências para a investigação e comunicação e desenvolvimento pessoal e profissional do docente.

Moodle

O CINEP disponibiliza, através da plataforma Moodle, cursos para professores inteiramente virtuais e gratuitos. Os cursos são em língua portuguesa e destinam-se a toda a comunidade lusófona.

MOOC

O CINEP coordena, desde outubro de 2020, o curso Abordagens Atuais no Ensino Superior. Trata-se de um MOOC (Massive Open Online Course) com 14 módulos de acesso livre, o primeiro do género oferecido por esta instituição, destinado a docentes, investigadores do ensino superior com interesse em aprofundar a sua formação pedagógica.

O curso decorre online, na plataforma LMS Canvas, é de acesso livre e pode ser frequentado a um ritmo individualizado e visa atualizar ou aprofundar a formação pedagógica de docentes e investigadores.

Cada participante pode escolher os módulos, recursos e atividades que mais lhe interessem, tendo em vista o ensino centrado em contexto do ensino superior nos países lusófonos. Os módulos incluem temas como ensino baseado na investigação, aprendizagem online, planeamento curricular, avaliação, aprendizagem colaborativa e bem-estar profissional, sendo possível obter certificação final mediante a conclusão de 6 módulos.

Tratando-se do primeiro curso em língua portuguesa na plataforma LSM Canvas, este resulta de uma colaboração com universidades australianas adaptada à realidade portuguesa e lusófona do MOOC Contemporary Approaches to University Education, coordenado por Kym Frazer. Colaboraram na produção da versão portuguesa vários docentes do Politécnico de Coimbra.

Inscrições aqui.