Sobre
O Gabinete de Valorização Profissional e Inovação Pedagógica (GAVIP) resulta da fusão de duas estruturas previamente existentes, o INOVIPC e o CINEP, tendo a sua criação o propósito de trabalhar o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores do IPC de forma unificada.
Sabendo que no Ensino Superior a docência implica conhecimentos e competências inerentes aos processos de ensino-aprendizagem, que estão para além dos conhecimentos disciplinares e que o papel de não docente, em muitos casos, não é independente desse ensino nem das exigências da formação dos estudantes entende-se que a conjugação numa mesma estrutura da formação de ambos os grupos profissionais é uma mais valia.
O GAVIP articula-se com os Presidentes dos Conselhos Pedagógicos e com os responsáveis pela avaliação de desempenho das UO e Serviços (Ação Social e Serviços Centrais) para a definição estratégica da formação e desenvolvimento de docentes, investigadores e não docentes e das competências pedagógicas dos docentes
Missão do GAVIP
Alinhado com a necessidade de apoiar, formar, desenvolver e reter talento no IPC o GAVIP funciona como uma plataforma estratégica que tem como missão promover e valorizar a inovação, a formação contínua e o desenvolvimento pessoal e profissional dos docentes e não docentes do Politécnico de Coimbra nos seus diferentes papéis.
Visa contribuir para a qualidade e para a inovação do processo de ensino/aprendizagem e para a formação ao longo da vida através da criação, difusão e partilha de conhecimento.
Objetivos do GAVIP
– Contribuir para a valorização e desenvolvimento profissional e para a melhoria da qualificação dos trabalhadores do Politécnico de Coimbra (docentes, não docentes, investigadores e bolseiros).
-Promover o desenvolvimento de competências transversais dos docentes e não docentes e a qualificação pedagógica dos docentes do Politécnico de Coimbra.
-Estimular a melhoria do Ensino e da Aprendizagem através da promoção e implementação de novas metodologias e abordagens interdisciplinares, adequadas às exigências da formação dos estudantes dos diferentes ciclos de estudos
-Promover e disseminar práticas inovadoras no âmbito do ensino e da aprendizagem.
-Conceber, dinamizar e apoiar projetos de ensino e aprendizagem alinhados com os diversos contextos das UOE.
-Colaborar em projetos, parcerias e redes de inovação e de capacitação pedagógica de docentes, a nível nacional e internacional.
-Monitorizar e acompanhar os processos de avaliação de desempenho dos trabalhadores do IPC.