Por um país com bom ar

O Politécnico de Coimbra (IPC) associou-se, no dia 04 de junho de 2019, à Campanha “Por um país com bom ar”, promovida pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA), tornando-se na única Instituição de Ensino Superior na região Centro a integrar a iniciativa.

Esta ação surge na sequência do Dia Nacional do Ar, comemorado a 12 de abril, onde Portugal foi o primeiro país da europa a adotar aquela comemoração. O objetivo desta campanha é atingir, gradualmente, um ar tão bom quanto possível a nível nacional.

A APA tem a responsabilidade de disponibilizar conteúdos e matérias da campanha, de atribuir o selo “entidade com bom ar”, bem como de atualizar os conteúdos e avaliar novas formas de divulgação. As entidades têm a responsabilidade de divulgar os conteúdos, de participar em ações públicas das comemorações do Dia Nacional do Ar e de propor atualizações de conteúdos ou de meios de divulgação.

Apesar de já existirem boas práticas no seio do IPC, ambiciona-se uma melhoria contínua e um contributo cada vez mais significativo por um Planeta mais são. Neste momento estão a ser desenvolvidos diversos estudos no âmbito da qualidade do ar interior do Politécnico de Coimbra e pretende-se estendê-los ao ambiente exterior. Com a assinatura do protocolo de cooperação com a APA, formalizado a 04 de junho de 2019, será potenciado um trabalho direcionado para a atuação na alteração de comportamentos, nomeadamente através da divulgação da campanha por diversos meios e da participação em iniciativas relacionadas com a temática.

O Politécnico de Coimbra pretende assegurar, mais do que o futuro da Instituição, o futuro das gerações vindouras e, por isso, é também intenção do IPC aumentar a eficiência energética dos diversos edifícios que o constituem. Existem já sete postos de carregamento para viaturas elétricas, esperando-se, a curto prazo, adquirir uma frota de veículos com essas caraterísticas. Realizou-se também uma ação de sensibilização com os trabalhadores, no âmbito da qual foram colocados e/ou distribuídos autocolantes apelando à utilização sustentável dos recursos energéticos disponíveis.