Adesão a centro nacional para a Inovação Tecnológica do Setor Agroflorestal

O Politécnico de Coimbra, através da sua Escola Superior Agrária, aderiu ao Centro Nacional de Competências para a Inovação Tecnológica do Sector Agroflorestal – InovTechAgro. A cerimónia de assinatura do protocolo de constituição e funcionamento do InovTechAgro decorreu no dia 8 de setembro, na AgroGlobal, em Santarém, durante as jornadas “A Inovação e a Mecanização Rumo ao Futuro”.

O InovTechAgro tem como missão a Transferência de Conhecimento, a Capacitação, o Desenvolvimento Experimental e apoio à Investigação para as áreas de Agricultura de Precisão, Mecanização e Digitalização, alinhado com a Rede de Inovação e contribuindo para o Plano de Ação para a Transição Digital com o foco nas fileiras de produção agroflorestal.

Segundo Rui Amaro, vice-presidente da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra, este Centro pretende reunir competências em áreas tecnológicas com vista a contribuir para “uma agricultura mais moderna e sustentável”, através da monitorização de culturas, de atividades da produção animal e da floresta. Da articulação entre entidades públicas e privadas, envolvendo desde instituições de ensino superior a empresas dos diferentes setores de atividade, visa-se “potenciar os resultados da investigação mediante uma efetiva transferência de tecnologia em que os desafios colocados pela transformação digital são vencidos através do trabalho em rede de todos os intervenientes”, explica.

Para o responsável, o envolvimento do Politécnico de Coimbra, sobretudo através da Escola Superior Agrária, no InovTechAgro é “uma oportunidade, mas também um desafio, de dar visibilidade ao trabalho desenvolvido e participar de forma ativa em projetos inovadores em áreas tecnológicas essenciais para o futuro dos setores agrícola, pecuário e florestal”.

O InovTechAgro conta com a participação de 65 entidades representantes de organizações de agricultores, centros de ensino e investigação, entidades privadas, administração pública e empresarial do Estado.