Consórcio ErasmusCentro prepara estratégia para o período 2021-2027

O Politécnico de Coimbra acolheu a primeira reunião do Consórcio ErasmusCentro no quadro do novo programa Erasmus+ 2021-2027, no dia 15 de outubro. Composto por oito institutos politécnicos – Coimbra, Castelo Branco, Guarda, Leiria, Portalegre, Santarém, Viseu e Tomar -, o consórcio promove a cooperação no âmbito do Programa Erasmus+ e outros programas que contribuam para a promoção da internacionalização das oito instituições de ensino superior (IES), bem como das respetivas regiões em que se inserem. A rede associa também estruturas associativas empresariais, municípios, empresas e entidades relevantes e proporciona mobilidade internacional aos alunos, docentes e staff das oito IES que, em conjunto, representam cerca de 46.000 estudantes. Maria João Cardoso, pró-presidente do Politécnico de Coimbra para as relações Internacionais, explica que o Erasmuscentro foi uma iniciativa pioneira coordenada pelo IPC em 2011 que, ao longo do tempo, ganhou projeção nacional e internacional, tornando-se “num projeto de referência e o maior consórcio de projetos de mobilidade internacionais em Portugal”. Segundo a responsável, o nível de atividade e de reputação do consórcio traz “uma responsabilidade acrescida” para o Politécnico de Coimbra que agora retoma a coordenação, para a qual foi eleito para o período correspondente à mais recente certificação, isto é, no quadro do novo programa Erasmus+ 2021-2027.

Já o presidente do Politécnico de Coimbra, Jorge Conde, considera que este “é um bom exemplo de como se podem fazer projetos em conjunto, fomentando a cooperação, sem desvirtuar a concorrência saudável”. “Essa é a matriz do Politécnico de Coimbra e será cada vez mais por aí que o País pode fazer a diferença”, concretiza.

Este primeiro encontro presencial do Consórcio Erasmuscentro teve como objetivo promover a discussão e o debate das atividades a desenvolver no quadro das novas prioridades europeias para o período 2021-2027, e das novas ações previstas, como os Programas Intensivos Mistos (PIM). No quadro das ações previstas já para o próximo ano, destacam-se a celebração dos 10 anos do consórcio, a renovação da imagem do consórcio e a participação conjunta dos parceiros do consórcio em atividades e eventos internacionais de relevância.

Para Maria João Cardoso, esta reunião representou o ponto de partida para as atividades a desenvolver pelo consórcio e “não podia ter corrido melhor, com o planeamento de diversas ações inovadoras e muitas atividades conjuntas”. O novo programa Erasmus+ “traz novidades muito interessantes que os oito politécnicos irão explorar em conjunto, potenciando as oportunidades e o impacto da internacionalização nas comunidades que representam e nos territórios em que se inserem”, refere, acrescentando que o Politécnico de Coimbra, com a responsabilidade da coordenação, “tem um desafio muito exigente, mas também aliciante, para cumprir nos próximos anos”.

A ação denominada Kick off Meeting Erasmuscentro 2021-2027 é um evento conjunto de todos os institutos politécnicos consorciados, enquadrado no âmbito da iniciativa #Erasmusdays. O principal objetivo desta iniciativa Europeia é a mobilização da comunidade Erasmus+ para que, através de atividades e eventos de comunicação, divulgação e disseminação, possam partilhar as suas experiências de mobilidade e/ou cooperação e boas práticas adotadas.